BIBLIOTECA

Neste espaço, disponibilizamos publicações e materiais pedagógicos a fim de subsidiar a realização da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Bahia.

O conteúdo aqui exposto deve estimular a comunidade escolar na elaboração do Projeto de Ação da Conferência na Escola, cujo o tema é “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOTORA DA CIDADANIA NOS TERRITÓRIOS DA BAHIA”.

>> COM-VIDA BAHIA

Esta publicação é o resultado da formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) nas unidades escolares da Bahia. Esse coletivo tem grande importância no processo de realização da Conferência na Escola.

COM_VIDA BAHIA.pdf

>> PROEASE

O Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE/BA) constitui-se em diretrizes operacionais do Sistema Estadual de Ensino, apresentando princípios, objetivos e linhas de ação que fortalecem e orientam a Educação Ambiental na educação baiana.

>> ALBUM ÁGUA E CIDADANIA

Nesta publicação, produzida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apresentam-se questões relativas à água, tanto de caráter global quanto àquelas vivenciadas de forma regional e local, com suas peculiaridades e singularidades, traduzindo as múltiplas funções da água nos processos vitais.

ALBUM SERIADO ÁGUA E CIDADANIA.pdf

>> ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS – ÁGUA

Esta publicação compõe as orientações pedagógicas para o uso do Álbum Água e Cidadania, oportunizando as várias formas de utilização do mesmo a fim de subsidiar a prática pedagógica dos(as) educadores(as), apresentando as questões relativas à água, tanto de caráter global quanto àquelas vivenciadas de forma regional e local.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS ÁGUA E CIDADANIA.pdf

>> COLETÂNEA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

Esta publicação reúne os 27 projetos de ação elaborados pelos Delegados e Delegadas que representaram a Bahia na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Além disso, a publicação apresenta, como anexo, a relação de todas as escolas, projetos, delegado(a)/suplente por Município que participaram deste processo.

COLETÂNEA ESCOLAS SUSTENTÁVEIS.pdf

>> FORMANDO COM-VIDA – MEC

O presente documento do MEC consiste em um material para mobilização da comunidade escolar no processo de criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA).

FORMANDO COM-VIDAS MEC.pdf

>> POLÍTICAS DE ÁGUAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Esta publicação resulta da convergência de iniciativas e elaborações acumuladas de um fecundo processo em curso demarcado pela imbricação dos temas água e Educação Ambiental.

POLÍTICAS DE ÁGUAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.pdf

>> LIVRO CAMINHO DAS ÁGUAS EM SALVADOR
Esta obra se constitui em uma pesquisa sobre a complexa relação entre Salvador e as bacias hidrográficas nesse começo de século.

O CAMINHO DAS ÁGUAS EM SALVADOR.pdf

>> PEA

O Programa de Educação Ambiental da Bahia é um conjunto de diretrizes e estratégias para orientar a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental, sendo uma referência para a elaboração de programas e projetos setoriais ou territoriais de educação ambiental. Além disso, no anexo I, podem ser encontrados temas chave para a educação ambiental nos territórios de identidade do Estado da Bahia.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PEA.pdf

>> POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Lei nº 12.056/2011 instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental da Bahia.

POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.pdf

>> RESOLUÇÃO N° 11 CEE

A Resolução N° 11/2017, do Conselho Estadual de Educação (CEE), institui normas complementares sobre Educação Ambiental, a serem observadas pelas instituições públicas e privadas do Sistema Estadual de Ensino da Bahia.

RESOLUÇÃO N 11 CEE.pdf

>> MAPA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS ÁGUAS

Mapa das Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA), por meio dele, pode-se trabalhar as bacias hidrográficas da Bahia.

MAPA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS ÁGUAS.pdf

>> BACIAS HIDROGRÁFICAS DA BAHIA

Relação de Bacias Hidrográficas da Bahia com os Municípios abrangidos por elas, esta ajudará no conhecimento dos limites de planejamento e gestão das mesmas no Estado.

BACIAS HIDROGRÁFICAS BAHIA.pdf

>> DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Resolução Nº 2/2012 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS.pdf

>> GUIA PARA NÚCLEOS TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO

Este Guia de Orientação é um instrumento para que os Núcleos Territoriais de Educação realizem as diversas etapas da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, indicando sugestões para a mobilização, a adesão, o cadastramento e a realização do processo de conferência.

>> MATERIAIS EDUCATIVOS DA EMBASA

Reúne materiais elaborados pela EMBASA com cunho educativo sobre a temática água.

>> BIBLIOTECA DIGITAL

PLANOS DE BACIAS >> http://www.inema.ba.gov.br/planos-de-bacias/

REGIÕES DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS ÁGUAS (RPGAS) >> http://www.inema.ba.gov.br/gestao-2/rpgas/

COMITÊS DE BACIAS >> http://www.inema.ba.gov.br/gestao-2/comites-de-bacias/o-que-e/