Emitec prepara estudantes do 3° ano do Ensino Médio para o Enem

Implantado no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Ceaat), em 2014, o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) vem se destacando na unidade escolar por auxiliar na preparação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para o Enem e, também, funcionar como reforço escolar para as disciplinas do ensino regular, fomentando reflexão, discussão, socialização de experiências, o trabalho coletivo, a ludicidade e a contextualização dos conteúdos.

O programa funciona nos turnos matutino e vespertino. São aulas a distância, ao vivo, de segunda a sexta-feira, transmitidas dos estúdios do Emitec, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para as telessalas do colégio, através de uma moderna plataforma de telecomunicações, com uso de soluções tecnológicas que permitem a interatividade dos estudantes com os professores.

“Em todas as aulas, trabalhamos questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas em anos anteriores, englobando textos, vídeos, gráficos e figuras para desenvolver a compreensão dos estudantes. Além disso, disponibilizamos, também, uma lista de exercícios e material de apoio focados no conteúdo abordado na prova”, relatou Ana Regina Sena, coordenadora pedagógica.

Os resultados do desempenho individual no Enem foram além das expectativas. Por meio do programa, o colégio contou com aprovações de estudantes na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e, também, em faculdades particulares com bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). “Resultados positivos como esses, motivam a caminharmos em frente, melhorando as experiências obtidas e aperfeiçoando os resultados do ano anterior”, enfatizou Ana Regina.

“O Emitec foi uma ferramenta capaz de contribuir para que alunos como eu, estudante da rede estadual de educação, tenham oportunidade de ampliar seus conhecimentos e alcançar suas expectativas profissionais, acredito que o programa colaborou para que eu conseguisse cursar Arquitetura e Urbanismo”, relatou a estudante Tarsila Alves.