Fanfarras escolares desfilam nas ruas de São Cristóvão

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Como parte do VI Campeonato Intercolegial de Fanfarras, cerca de 450 estudantes de quatro escolas da rede estadual participaram, nesta sexta-feira (23), de desfile pelas ruas do bairro de São Cristovão, em Salvador. O evento fez parte de uma série de ações para promover as fanfarras nas comunidades escolares e incentivar a atividade como ensino pedagógico nas unidades.

A vice-diretora, Jeisa Sousa, do Colégio Estadual Visconde de Mauá, anfitriã do evento, destacou a importância da integração. “Estamos realizando mais um intercâmbio entre escolas que possuem esse trabalho. Os resultados são significativos porque mobilizam os estudantes na troca de experiências. Além do desfile, há palestras e oficinas abordando o tema “Musicalidade” e uma confraternização com lanche e almoço”, ressaltou.

Participante da Fanfarra Caribé, do Colégio Estadual João Caribé, em São Tomé de Paripe, Jonatan Araújo, 17 anos, falou sobre a sua participação. “Fui motivado por meus colegas a integrar a fanfarra e estou há quatro anos. Por gostar de percussão, optei pelo instrumento ‘quadriton’ e acabei me saindo bem”.

Já a estudante Alana Oliveira, 13, que atua como Baliza da fanfarra Famusa, do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, em São Caetano, disse que “integrar a fanfarra ajuda o estudante a mudar seu comportamento na escola, dando mais responsabilidade e comprometimento. Para continuarmos na equipe, temos que estar bem com notas e disciplinas”, afirmou.

Compondo a fanfarra Banuni, com alunos dos Colégios Estaduais Visconde de Mauá e Helena Matheus, William de Jesus, 16, conheceu a música através do amor pela bateria e viu, na escola, uma oportunidade de continuar aprendendo. “Essa oportunidade que a escola oferece de participar da fanfarra é único. Estou evoluindo bastante na música tocando ‘caixa’.  Espero conseguir chegar ainda mais longe com a música”.