TransformaÊ - Estudantes participam de atividades voltadas para a promoção da saúde

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Os estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, já estão no clima do #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia, que acontece nesta quinta-feira (21), simultaneamente, em todas as escolas da rede estadual, através da realização de diversas atividades culturais e educativas. Na unidade escolar a programação foi antecipada para esta quarta-feira (20), quando os estudantes receberam atendimento de agentes de saúde do Centro de Saúde Doutor Orlando Imbassahy, como aferição de pressão arterial, medição de índice de massa corporal (IMC), entre outros. Nestas quinta e sexta-feira (21 e 22), também acontecerão outras atividades de prevenção e promoção à saúde.

Segundo a diretora Elísia Mélia Santos, este ano, as ações do #TransformaÊ do colégio estão relacionadas ao Programa Saúde na Escola, em prol da saúde e da qualidade de vida dos estudantes. “Este evento é muito importante porque promove uma maior interação da escola com a comunidade. A parceria com o centro de saúde do bairro beneficia muito os nossos estudantes devido às orientações, palestras e serviços oferecidos”, explicou a gestora.

A estudante Ana Carolina Santos, 16 anos, do 1º ano, contou que gostou muito das atividades disponibilizadas no primeiro dia do evento. “Aproveitei a oportunidade para me pesar, saber o IMC, a altura e me informar melhor sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), porque não é todo dia que recebemos a visita de profissionais de saúde na nossa escola”, afirmou.

Quem também participou de todas as atividades foi Gedeon dos Santos, 16, também do 1° ano. “A palestra sobre sexualidade e DST´s foi muito esclarecedora, pois os agentes abordaram sobre os riscos e prevenção de doenças, além de alertar sobre os problemas de uma gravidez indesejada”, disse o estudante.

>> Clique aqui para ler todas as notícias sobre o TransformaÊ

Sua colega Amanda Souza, 16, falou que ficou contente ao saber que seu peso, altura, IMC e pressão arterial estão normais e que não corre riscos de ter problemas cardíacos. “É muito bom ter este tipo de acompanhamento na escola porque na correria do dia a dia não temos muito tempo de ir a um posto de saúde. O atendimento foi rápido e eficiente. Amanhã, quero participar e aproveitar os outros serviços”, revelou.

A programação do #TransformaÊ segue nesta quinta-feira (21) na escola, com atividades realizadas em parceria com a Universidade Salvador (UNIFACS), a exemplo de palestras sobre DST´s, oficinas sobre reanimação cardiopulmonar, avaliação postural, alimentação saudável e orientação odontológica com aplicação de flúor. Para fechar o dia, será realizada uma apresentação musical da Orquestra Neojiba. Já na sexta (22), serão realizadas atividades em sala de aula através de discussões e debates sobre as temáticas.