Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estão abertas até o dia 2 de abril as inscrições para a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2018. As inscrições podem ser feitas na página www.obmep.org.br. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Na Bahia, 1250 escolas foram inscritas e 450 estudantes foram contemplados com medalhas e menção honrosa na última edição, ocorrida em 2017.

Entre os estudantes da Bahia premiados no ano passado, destaque para Dikson Ferreira dos Santos, 15 anos, morador do município de Araci (223 km de Salvador), que já recebeu a medalha de ouro em três edições da OBMAP. Dickson é estudante do 3º ano do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITec) da rede estadual e já conquistou 11 medalhas em competições do gênero.

Outro estudante da rede estadual da Bahia medalhista de ouro na edição passada da OBMEP é Luan Arjuna Fraga Ramires, de Andaraí. Luan já coleciona quatro medalhas de ouro e uma de prata nas Olimpíadas. Ele tem 16 anos e cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Edgar Silva, localizado em Andaraí (429 km de Salvador), e explica que a OBMEP foi decisiva para despertar seu interesse pela disciplina. “Comecei a estudar Matemática por causa da OBMEP. Se não tivesse ganhado medalha nenhuma, provavelmente, não me interessaria. Meu primeiro contato com a Matemática foi através de minha mãe, que sempre me incentivou e quem me apresentou a OBMEP”, disse.

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, destaca que a conquista de medalhas reflete a vocação dos estudantes para a Matemática. “São alunos que servem de exemplo para seus colegas, mostrando que é possível alcançar seus objetivos quando se tem foco e dedicação. Estamos investindo, cada vez mais, no eixo pedagógico das escolas, para que elas estimulem a participação dos alunos em competições como esta, que torna a disciplina mais interessante e lúdica”, destaca.

A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.