Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires participa de testagem para o Coronavírus

No quarto dia de testagens para o novo Coronavírus, nesta quinta-feira (3), nas escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a comunidade escolar do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, no Alto do Cabrito, teve a oportunidade de participar da aplicação dos testes, do tipo RT-PCR, na própria unidade escolar. A ação segue a programação desenvolvida pelo Governo do Estado, que envolve 12 escolas da região, nesta primeira etapa, com previsão de alcançar um total de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores.

Os resultados, que são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), funcionarão como um parâmetro para o planejamento de volta às aulas, mesmo que ainda não tenha uma data definida. Nesta sexta-feira (4), a testagem vai acontecer com a comunidade escolar do Colégio da Polícia Militar (CPM), no bairro do Lobato.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
O estudante Maicon Douglas Santana, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, destacou a importância da testagens para a prevenção da pandemia. "A gente sabe que muitas pessoas estão morrendo. Por isso, é bom fazermos o teste como forma checar a nossa saúde. Eu moro com minha avó e diversos parentes, então temos que ter cuidado para não contaminar quem a gente gosta".

A professora de Sociologia, Marinês Araújo, também  falou da iniciativa do Governo do Estado. "É importante para o planejamento de retorno às aulas e possamos voltar com mais segurança, pois a testagem analisa, por termos estatísticos, como está a situação da comunidade escolar".

Para Maiane Soriano, mãe da estudante Mirela Soriano, do 9º do Ensino Fundamental, a testagem vem somar aos cuidados tomados para a prevenção do novo Coronavírus. "Mesmo ficando grande parte do tempo em casa e saindo apenas para emergências, fico grata  por esta oportunidade de também fazer o teste", exaltou.

O diretor Divaney Vieira, do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, ressaltou o reconhecimento da comunidade escolar pela ação das testagens. "A escola atende 465 estudantes do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), perpassando por crianças a adultos de 70 anos. Por isso, ficamos agradecidos por podermos fazer esta testagem na nossa escola e ajudar a SEC no planejamento de volta às aulas, mesmo ainda não tendo uma data definida".

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

Como está acontecendo a testagem – A testagem acontece de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.