Em Simões Filho estudantes participam de workshop virtual sobre “Direito e Educação”

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, no município de Simões Filho, participaram, nesta quarta-feira (12), da live “Direito e Educação”, dentro do projeto “Inovando para vencer”. Iniciada na segunda-feira (10), em formato de workshop virtual e transmitido na plataforma do Youtube (www.youtube.com/watch?v=gosam6q09z8), a atividade on-line prossegue até sexta-feira (14), com o objetivo de incentivar o espírito inovador nos estudantes das áreas da Pesquisa, Segurança, Saúde e Meio Ambiente e  promover o seu desenvolvimento pessoal.

Idealizado pela coordenadora pedagógica Lívia Bastos e pela professora Evelin Franco, o projeto "Inovando para vencer" contou, nesta quarta, com a professora universitária e advogada Talita Matos,  que abordou o tema “Direito e Educação”. Na live, ela focou os aspectos legais relacionados às profissões de Direito e de áreas técnicas. “As formações escolar, social e familiar do ser humano influenciam no tipo de profissional que ele se tornará e, por conseguinte, como será seu comportamento no cumprimento das normas regulamentares da sua profissão, que é fator determinante para qualificação do trabalhador”, destacou.

Falar de profissão, completou Talita Matos, remete não apenas ao conhecimento técnico sobre determinada área de atuação, mas também aos aspectos regulamentares da profissão e aos aspectos da formação pessoal do trabalhador. “Esta formação pessoal é reflexo da cultura, dos aspectos econômicos e das questões estruturais do meio social em que o indivíduo vive e que influenciam no seu caráter. Em relação aos aspectos regulamentares, cada profissão tem um código de conduta, cujo objetivo é orientar a atuação do profissional e este deve ser observado sob pena de sanções. Quanto aos aspectos técnicos de cada profissão, estes estão relacionados aos conhecimentos práticos e ao desenvolvimento de habilidades específicas para a atividade”, explicou.

Assídua nas lives do projeto, a estudante do curso técnico em Meio Ambiente, Ariane Santos Gomes, 17, fala sobre a importância da iniciativa. “Estou amando as palestras e o conteúdo do evento. É sempre bom participar de workshops, tanto por agregar conhecimentos novos e conhecer profissionais de outras áreas que tenham relação com a nossa. A escola está fazendo o possível para manter uma certa dinâmica de aulas, através das lives, neste momento de isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus”.

A coordenadora pedagógica Lívia Bastos explicou que a ideia central do projeto “Inovando para vencer” é aproximar pessoas de perfil inovador, proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e aprendizados, possibilitando a aproximação das empresas à comunidade. “É gratificante observar a empolgação dos estudantes que prestigiam o nosso evento, que só está sendo possível graças ao trabalho conjunto de todos os participantes e da organização do evento. A nossa missão é incentivar, motivar e preparar o nosso estudante para que o seu desenvolvimento seja um diferencial no mercado de trabalho”, relatou.

Programação – O projeto prossegue nesta quinta-feira (13) sobre o tema ‘Espaço geográfico e mudanças”, com o engenheiro Fernando Lira e a professora da rede estadual Milena Gouveia, e na sexta-feira (14), sobre “Pesquisa e inovação”, com as professoras Evelin Franco e Valquiria Luzia e o designer e publicitário Lucas Matos. Ambas as lives começam às 18h.

Suspensão das aulas - As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.