Escolas da rede estadual participam do projeto Bairro-Escola Rio Vermelho

Estudantes, professores e gestores de escolas da rede estadual localizadas no Rio Vermelho participam, nesta quarta-feira (30/7), às 17h, de reunião do projeto Bairro-Escola Rio Vermelho, no Colégio Estadual Euricles de Matos. A iniciativa busca promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de ampliação das oportunidades educativas do bairro. No encontro, a comunidade discutirá, também, a construção de redes colaborativas e o mapeamento do Rio Vermelho, que já é realizado por estudantes de escolas parceiras, com a colaboração do Instituto Paulo Montenegro.

O diretor do Colégio Estadual Euricles de Matos, Janírio de Matos, conta que a unidade participa do Bairro-Escola Rio Vermelho desde o início de 2012, dentro da concepção de que o diálogo entre escolas, famílias e instituições locais, públicas e privadas, deve ser contínuo. Ele ressalta que os estudantes estão totalmente integrados às ações que são desenvolvidas. “Atualmente, por exemplo, os alunos estão participando do Projeto de Comunicação, por meio do qual eles aprendem a produzir textos sobre assuntos relevantes à sua realidade”, disse o diretor.

O Bairro-Escola Rio Vermelho é realizado pela organização Cipó – Comunicação Interativa e  foi inspirado nos conceitos e práticas desenvolvidos pela organização Cidade-Escola Aprendiz, a partir do bairro Vila Madalena, em São Paulo. A experiência tornou-se referência internacional e tem sido disseminada para muitas cidades brasileiras, além de ter orientado o programa Mais Educação, do Governo Federal. A ideia é que o bairro-Escola se expanda para outras localidades de Salvador.