Estudantes e professores da Escola Parque criada por Anísio Teixeira celebram os 120 anos do educador baiano

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque),  considerado uma das maiores idealizações de Anísio Teixeira, celebrou, nesta segunda-feira (13), os 120 anos do seu criador, nascido a 12 de julho de 1900. A escola foi fundada em 1950 e, com ela, nasceu a proposta de educação em tempo integral. Durante a live, que faz parte das ações promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para reverenciar o legado do educador baiano, a comunidade escolar celebrou o impacto que a Escola Parque tem promovido, ao longo dos anos, na vida de milhares de estudantes baianos. A atividade foi transmitida através do Instagram, na página da escola (@escolaparque.oficial).

O diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, falou da importância de Anísio Teixeira. "Na Educação Básica, Anísio é a referência. Nós somos a primeira escola de Educação Integral do Brasil e o maior legado da Educação Básica de Anísio Teixeira. Falar do educador e da Escola Parque é falar com a voz do coração. É muita emoção comemorar esses 120 anos, pois quantas pessoas passaram por aqui e deixaram marcas?".

Durante a live, foi destaca a relação de Anísio Teixeira com a arte e como isso está evidenciado no conjunto arquitetônico e no acervo de artes plásticas abrigados na Escola Parque. A unidade, cuja arquitetura foi assinada por Diógenes Rebouças (1914 - 1994), abriga obras restauradas de renomados artistas modernistas, como Carybé, Maria Célia Calmon, Carlos Bastos e Djanira Motta, produzidas nas décadas de 50 e 60, e de artistas como Jenner Augusto e Carlos Magano. Dentre os painéis que copõem o acervo do centro educacional estão: "O Átomo" ou "A Evolução do Trabalho", de Carybé; "O Ofício do Homem", de Maria Célia Calmon; "Jogos Infantis", de Carlos Bastos, fixado na Escola-Classe 1; "Panorâmica de Salvador", de Carybé, instalado na Escola-Classe 2, onde também fica a tela "Feira de São João", de Djanira Motta.

Para a professora de Educação Física, Maria Carolina Esteves, mediadora da live, o legado de Anísio está refletido na unidade escolar. "Anísio Teixeira é um dos maiores educadores do nosso tempo e seu compromisso com o ensino público básico de qualidade, em tempo integral e de maneira humanizadora, pode ser traduzido na concretude da Escola Parque. Por isso, enquanto professora da Escola Parque e educadora, entendo este ano de comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira e a oportunidade de participar da live como momentos repletos de sentido e significado".

Sobre a Escola -  A unidade se constitui como um centro educacional que atua em paralelo com outras oito escolas da região, na perspectiva da Educação Integral, com idealização do educador Anísio Teixeira.