Secretaria da Educação do Estado dá boas-vindas a estudantes da rede estadual na segunda-feira (10/03)

Com uma celebração à diversidade cultural baiana, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia dá as boas vindas aos estudantes da rede estadual no dia 10 de março, às 8h30, na Abertura do Ano Letivo 2014. O evento, que vai acontecer no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, com a presença do Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e transmissão ao vivo pela TVE e aqui, no Portal da Educação, marca o retorno de cerca de um milhão de estudantes às escolas da rede estadual. A iniciativa vai contar com apresentações de artistas e estudantes que retratam as particularidades da Bahia, além de fazer uma homenagem a Dorival Caymmi.

Entre as novidades para o ano letivo de 2014, está o investimento da Secretaria da Educação na ampliação dos Centros Noturnos do Estado da Bahia (Ceneb). Salvador, inclusive, terá o seu primeiro Centro neste ano, no Colégio Estadual Teixeira de Freitas. O Centro funcionará no período escolar regular do turno noturno, das 18h30 às 22h.

O Ceneb é voltado, especialmente, para estudantes trabalhadores do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional que não podem frequentar a escola no turno diurno. A proposta pedagógica é pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura, dialogando com os diversos componentes curriculares da educação básica e dando um novo significado ao ensino noturno.

O Ceneb foi implantado, em 2013, com sucesso, em Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. Em 2014, novos centros também serão implantados em Itamaraju, Conceição do Coité, Jacobina, Campo Formoso e Cachoeira.

Para o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o objetivo é ofertar, cada vez mais, um ensino plural, de forma que facilite a dinâmica de vida do estudante da rede estadual. “Nós temos sempre que atentar para as novas necessidades dos estudantes no mundo de hoje. Para isso, pensamos em alternativas pedagógicas que atendam a estas demandas. É o caso do Centro Noturno. Já testamos a experiência em outros municípios do Estado e percebemos que é uma iniciativa muito positiva. Em Salvador, os que trabalham durante o dia, na região central da cidade, poderão estudar à noite, no Ceneb. Também há a opção de o trabalhador trazer seu filho pela manhã e deixá-lo em uma das escolas que ofertarão educação integral na região”, acrescentou.

Centro de Salvador – Além do Ceneb no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, outras ações da Secretaria também fortalecem a educação básica no Centro de Salvador. A educação integral é oferecida nos colégios estaduais Ruy Barbosa e Severino Vieira, em Nazaré, e no Colégio Estadual Ypiranga, no Dois de Julho. A modalidade também será ofertada no Colégio Estadual da Bahia (Central), uma das unidades de ensino mais tradicionais da capital e que já conta com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).

Abertura do Ano Letivo 2014 – No Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na segunda-feira (10/03), estudantes, professores e dirigentes terão um evento de boas-vindas especial, tendo a Bahia como grade homenageada. Para isso, o cantor Mateus Aleluia vai apresentar as canções A Bahia em Qualquer Cor e Suíte do Pescador (Minha jangada Vai Sair Pro Mar), de Dorival Caymmi.

O evento também vai contar com a presença de estudantes que participaram de projetos científicos, artísticos, culturais e esportivos desenvolvidos pela Secretaria da Educação. Entre eles, está Carolina Nascimento, selecionada na última edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face). A estudante vai interpretar Muito Além de Ser Baiana, de sua própria autoria. No espaço, vão estar presentes, ainda, 30 obras de alunos desenvolvidas no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que fazem referência à obra de Caymmi.

“A nossa ideia é mostrar muito do tempero da Bahia, marcado por uma grande diversidade de ritmos, cores e gêneros. Um Estado que tem a sua ginga, a sua forma de viver bem característica. Reunimos todos estes elementos neste evento que dá início ao ano letivo”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria.

Ela ressalta que a ideia também foi dialogar com direito à memória e à cultura, com projetos como Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, desenvolvido pelas secretarias da Educação e de Cultura, e a 3ª Bienal das artes da Bahia, que vai acontecer de maio a setembro de 2014.