Últimos dias de testagem da comunidade escolar para o novo Coronavírus no subúrbio de Salvador

O processo de testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador segue até sexta-feira (25), quando será finalizada a segunda etapa da iniciativa viabilizada pelo Governo do Estado em 28 escolas da região.  A testegem  no Colégio Estadual Sara Violeta, que estava programada para quinta-feira (24), precisou ser transferida para sexta-feira (25), devido à intervenção da Coelba na rede elétrica do bairro. Nesta terça-feira (22), foram testados estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Professora Maria Anita, localizado no bairro de Praia Grande, e do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Periperi.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/SEC
O estudante Willian Anderson Ramos, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Professora Maria Anita, fez questão de fazer o seu teste. "Essa testagem é muito importante, pois fico preocupado com a contaminação do ambiente escolar e familiar. Estou na expectativa de dar continuidade aos estudos de forma presencial na escola para concluir o Ensino Médio e entrar no mundo do trabalho e na universidade", pontuou.

O diretor do Colégio Estadual Professora Maria Anita, Cláudio Luís dos Santos, ressaltou a relevância da ação. "Esta iniciativa é muito importante, pois ficaremos sabendo o nível de contaminação entre os estudantes, professores e funcionários e, consequentemente, isto ajudará na tomada de decisão sobre o retorno das aulas".

No Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, o procedimento de testagem também fluiu de forma tranquila, como contou a coordenadora pedagógica Silvana Santiago, após ser testada. "Por meio da testagem, tomamos conhecimento do nível de contaminação e todo o esforço neste momento é importante para que tenhamos um retorno das aulas seguro", afirmou.

A estudante Raine Sacramento, 18, que cursa o 2º ano no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, disse que ficou satisfeita com o procedimento. "Acho muito importante a testagem acontecer na escola, porque, assim, poderemos retornar às aulas presenciais de forma segura e teremos uma ideia do percentual de pessoas que já estiveram em contato com o vírus", disse.

Confira o calendário:

- Nesta quarta-feira (23), será a vez do Colégio Estadual Lindenbergue Cardoso, localizado no bairro de Praia Grande e do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no bairro Fazenda Coutos.

- No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 25 de setembro.