Secretaria da Educação do dialoga com comunidade escolar do Semiárido Baiano

A Escola Comunitária Familiar Agrícola, o Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste I, localizados no município de Ribeira do Pombal, e o novo Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Mirena da Silva, que será inaugurado na cidade de Fátima, receberam a visita da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, neste sábado (04) que, acompanhada por uma equipe técnica, vistoriou infraestrutura das unidades escolares dialogou com representantes das respectivas comunidades escolares para definição de estratégias que fortaleçam a educação integrada ao potencial do semiárido baiano.

A gestora da Educação baiana destacou que, enquanto educadora, pensar na política pública só faz sentido quando há diálogo e articulação com quem entende na prática. "Hoje é um dia de muito trabalho e alegria. É importante visitar os municípios, as escolas e conversar com estudantes e professores. Precisamos expandir na nossa rede essa vivência, como a que aconteceu hoje, na EFA Escola Família Agrícola) de Ribeira do Pombal, com a presença dos professores e dos 200 estudantes que vivem integralmente a prática da agropecuária, vivenciando os cursos oferecidos que dialogam com a terra", ressaltou a secretária Rowenna Brito.

ambém acompanharam as visitas técnicas, o diretor do Núcleo Territorial de Educação do Semiárido do Nordeste II (NTE 17), Deusdete Júnior, e a diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Educação, Poliana Reis, que explicou a prática da Pedagogia de Alternância na EFA de Ribeira do Pombal, como forma de apoiar o aprendizado dos estudantes do meio rural, sem perder de vista os seu valores históricos e culturais. “As aulas são ministradas no regime em que os alunos ficam 15 dias imersos nas atividades teóricas e práticas do curso e 15 dias nas suas comunidades de origem aplicando o que aprenderam, num processo de conhecimento contextualizado”, afirmou Poliana.

Ainda em Ribeira do Pombal, a comitiva realizou visita técnica ao Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido do Nordeste (CEEP), que passa por um obras de ampliação com modernização. Em seguida, seguiu para o município de Fátima, onde foi realizada a inspeção técnica no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Mirena da Silva, que será inaugurado na neste domingo (5) pelo governador Jerônimo Rodrigues.