Juventude em Ação – Agenda 21

O Projeto Juventude em Ação (JA): Construindo a Agenda 21 na Escola tem sido implantado nas unidades escolares da rede estadual, desde 2010, assumindo objetivos de promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e elaborar a Agenda 21 por meio de ações de mobilização, articulação e organização da comunidade, promovendo o protagonismo estudantil e, principalmente, cuidando da escola como bem comum e dos que compartilham deste espaço.

Com uma metodologia de caráter participativo e democrático, pautando-se nos princípios da interdisciplinaridade, transversalidade e da complexidade sistêmica, o Projeto Juventude em Ação mobiliza a comunidade escolar, estendendo-se ao entorno da escola, num convite à consolidação de reflexões e ações com vistas à construção de sociedades mais justas e sustentáveis, tendo como ponto de partida uma ESCOLA SUSTENTÁVEL, articulando o Currículo, o Espaço Físico e a Gestão.

O Projeto JA traz missões que devem ser executadas no decorrer do ano letivo, na perspectiva da formação dos sujeitos a partir de uma educação integral, integrada e integradora.

Formação da COM-VIDA
Deve ser identificado na unidade escolar pessoas – estudantes, professores, gestores, pais e/ou funcionários - que se interessem pelas questões socioambientais de forma a constituir um coletivo – a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) na escola.
Este coletivo deve mobilizar a comunidade escolar se integrando e dialogando com outras representações como: Líderes de Classe, Grêmio Estudantil, além das associações locais para identificação dos problemas socioambientais locais e a realização das diversas missões do Projeto JA. É interessante que os membros da COM-VIDA sejam reconhecidos pelo seu empenho e atuação, uma das formas é a certificação.