Alcance e ações do programa

O Programa Ciência na Escola atende a todas as Escolas de Ensino Fundamental II da Rede Estadual, a partir da exploração de temáticas contidas nos livros Bahia, Brasil... Livros distribuídos para todos os estudantes da rede estadual. Como ampliação da sua proposta formativa, o Ciência na Escola chega a um grande número de Escolas de Ensino Médio, por promover a Educação Científica a partir da investigação de temas sociocientíficos/socioambientais que envolvem a Escola de Educação Básica em sua totalidade.

As Feiras de Ciências e Matemática, promovidas pelo Programa Ciência na Escola, buscam disseminar uma proposta metodológica partindo da experimentação e da vivência na investigação científica, na busca de soluções para problemas contemporâneos.
Parte da interdisciplinaridade e da contextualização do currículo escolar, como fonte de inspiração para estimular o gosto dos estudantes para a pesquisa e a investigação na trajetória do aprendizado.

EM 2016 , a Secretaria da Educação do Estado promoverá  a 6ª Feira de Ciências da Bahia (FECIBA) e a 11ª Feira Baiana de Matemática (FBM), com a exposição de 240 trabalhos de estudantes de diversos municípios do Estado.
São mostras de experiências e de projetos de estudantes orientados por professores para estimular o ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática na Educação Básica.

Para a promoção do pensamento investigativo com possibilidades da apropriação social das tecnociências para a divulgação científica por meio das feiras, são desenvolvidas as seguintes atividades:

Clubes de Ciências da Bahia, espaços não formais onde estudantes e professores discutem temas de pesquisa, metodologia científica e projetos de investigação. Os Clubes ampliam os espaços de estudos para estudantes e se configuram como ambientes de aprendizagem colaborativo.

Caravanas Científicas, estudos experimentais in loco em sítios de investigação científica para vivenciar questões sociocientificas e socioambientais que emergem de discussões na sala de aula sobre problemas locais contemplados nos livros Bahia, Brasil... Acontecem em locais que potencializem o senso de pertencimento e compromisso com a comunidade local.