Gincana escolar contribui para melhoria da frequência no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas

Realizado há 12 anos, o projeto Mascarenhas em Ação já se tornou tradição no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, em Camaçari, e vem se destacando por despertar nos alunos o interesse sobre a realidade social. Elaborado em uma dinâmica mais eficiente para o formato da gincana, o projeto tem como foco atrair a atenção do estudante para escola, por meio de atividades lúdicas e sociais que reforçam o ensino e a aprendizagem.

Para a Diretora Aidil Cunha, o projeto contribuiu para a integração e melhora da frequência dos estudantes na unidade escolar. Posteriormente, a Gincana reforçou o caráter pedagógico, trazendo os projetos Gestar na Escola e Ciência na Escola e aplicando estas metodologias em tarefas como o Festival de Música, Poesia e Artes Plásticas, que fazem parte da atividade.

“Nossa gincana é baseada em três pontos: aprendizagem (tarefas de conhecimento sobre o tema e outros ao longo do ano letivo), ludicidade (tarefas nas quais os estudantes aprendem brincando) e cidadania (ações solidárias como doação de sangue, alimentos e visitas a asilos, creches e orfanatos)”, explica.

“A gincana contribuiu para o desenvolvimento da minha comunicação. Como todos os anos trabalhamos com temas diferentes e atuais, o projeto despertou em mim a preocupação com as questões ambientais e sociais”, relata Jaeer Henrique Silva, estudante do 2º ano do Ensino Médio.

“Acreditamos que, com ações como estas, poderemos tornar a educação mais dinâmica e lúdica, fazendo com que nossos estudantes tenham prazer em estar na escola, estudando, brincando, cantando, pesquisando, sendo cidadão, fazendo cidadania”, declara a diretora Aidil Cunha.

Em 2014, o tema da gincana foi “Eleições: Brasil mostra a sua cara”, que teve como objetivo fortalecer a cidadania dos adolescentes, com idade igual ou maior de 16 anos, despertando-os para o desenvolvimento de uma consciência ética e moral, com incentivo a participar do processo democrático, promovendo também uma reflexão sobre a importância do voto na vida de cada cidadão brasileiro.