Arte musical integra escola e comunidade em Catu

A arte musical tem sido um elemento de integração dos estudantes do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes (Cemimg), localizado em Catu (a 92 km da capital baiana), na Região Metropolitana de Salvador, e a comunidade local. Por meio do Coral Jovens Cantores, os alunos desenvolvem, em sala de aula, atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, e fora do colégio, eles realizam apresentações em praças públicas e em diferentes eventos.

A professora de Arte e regente do coral, Josy Góes, conta que o grupo tem feitos apresentações não só em Catu, mas também em Alagoinhas e Salvador.  “Temos tido uma ótima repercussão por onde mostramos o trabalho, que tem um espírito coletivo, com diversas vozes que se multiplicam. Esta é uma iniciativa que traz benefícios para a vida escolar do aluno, como a melhora da disciplina e do rendimento em sala de aula”, disse a educadora.

A formação do coral na escola é motivada pelo projeto estruturante Encontro Coral Estudantil, um dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, para promover o protagonismo estudantil e dinamizar o ambiente escolar. O estudante Vinícius Lessa, 19 anos, é um dos 19 integrantes do Coral Jovens Cantores e fala como a participação no grupo tem contribuído para o seu desenvolvimento escolar e humano. “É sempre uma experiência incrível cantar no coral, porque a música é arte, é tudo, faz parte da minha vida. A música expressa sentimentos e nos ocupa a mente. É sempre muito gratificante cantar ao lado dos colegas”, avalia o barítono.

O Coral Jovens Cantores tem um repertório eclético, passando por canções da MPB, do sertanejo e do gospel, entre outros estilos musicais. Segundo o diretor da unidade escolar, Delmaci Ribeiro, a música tem sido um instrumento propulsor de transformações sociais. “Este é um trabalho que é levado para além dos muros da escola, o que serve para mostrar à população o que a nossa escola vem fazendo para contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos seus estudantes”, avalia.