Centro de Educação Especial promove Semana da Pessoa com Deficiência em Caetité

Professores, familiares de pessoas com deficiência, estudantes universitários e comunidade estão participando até sexta (13), da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Centro Estadual de Educação Especial de Caetité Professora Lelita Neves Cotrim da Silva (Ceeec). A atividade, que acontece no campus VI da Uneb, em Caetité, numa parceria entre o Núcleo Regional da Educação de Caetité (RNE 13) e a universidade, tem como tema “O Processo de Escolarização da Pessoa com Deficiência: Reflexões Sobre o Fazer Pedagógico”. A finalidade é promover reflexões sobre o respeito e a valorização da pessoa com deficiência.

A atividade é aberta ao público e envolve minicursos sobre Práticas pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual e do transtorno do espectro autista, Transtornos funcionais da aprendizagem - processo de escolarização e, de Libras intermediário. Além disso, a programação contempla ainda, palestra sobre o tema: “O processo da Escolarização da Pessoa com Deficiência: O Fazer Pedagógico”, ministrada pela professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e mestre em Educação e Contemporaneidade, Sidenise Estrelado.

Fotos: Arquivo pessoal
De acordo com a vice-diretora do centro, Leila Garcia Avelar, esse projeto é importante porque abre discussões relacionadas à prática educativa na busca de consolidar bases para a construção de uma escola inclusiva. “O evento vem alertar a população quanto à necessidade de políticas e de organização social para promover a inclusão efetiva”, afirmou a gestora.

Para a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Daniela Nascimento Ferreira, disse que a ação contribui para uma maior sensibilização das comunidades escolares, famílias e comunidade em geral para uma melhor convivência com pessoas com deficiência. “É importante que a sociedade aceite e valorize cada vez mais as pessoas com deficiência, respeitando a limitação de cada um”, destacou a educadora.

O centro – Atualmente, o Centro Estadual de Educação Especial de Caetité Professora Lelita Neves Cotrim da Silva (Ceeec) atende 105 pessoas com deficiências como surdez, transtorno global do desenvolvimento, deficiência múltipla, intelectual e visual. Os beneficiados recebem atendimento especializado em turnos diferentes ao ensino regular.

Dentre as atividades de acompanhamento destacam-se: sessões de braile, libras, apoio pedagógico, informática adaptada, atividades lúdicas, núcleo de convivência com trabalhos envolvendo arte e música, além da assistência de acordo com as especificidades de cada beneficiado, seja criança ou adulto.