Colégio Aliomar Baleeiro promove o dia ‘Família na Escola’

Com o tema ‘Família e escola uma parceria necessária’, o Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, está promovendo, nesta sexta-feira (06/05), um dia voltado para a família. Os visitantes podem assistir a palestras e apresentações culturais e contar com serviços de saúde, oficinas e sorteio de brindes. O objetivo é estimular a integração da família com a escola e a participação dos pais, mães e responsáveis na vida escolar dos seus filhos, como propõe o programa Educar para Transformar. A ação também é aberta para a comunidade e acontece nos três turnos da escola.

Fotos: Acervo pessoal
A mãe do estudante do 6º ano Gabriel Calazans, 11 anos, Adriana Calazans, adorou a iniciativa. “Sempre estive presente nos eventos promovidos pela escola onde meu filho estudou, considero importante esse tipo de ação para aproximar os pais”, destaca a mãe que aproveitou para fazer oficina de artesanato. Paula Datenha, mãe de Gabriela Laís Datenha, 13, do 7º ano, pediu licença do trabalho para estar presente com a filha neste momento. “Não perco nenhuma atividade que tenha relação com a educação da minha filha, pedi um atestado de comparecimento da professora para comprovar no trabalho minha participação”, disse a mãe que foi sorteada com uma churrasqueira.

Para os estudantes também é importante que os pais participem das atividades promovidas na escola e conheçam o espaço que estudam. “Minha mãe esteve aqui, assistiu à palestra, mas precisou ir para o trabalho. Isso para mim significa muito, pois demonstra que ela se preocupa com o meu bem estar e com meu desempenho escolar. É assim que tem que ser a educação, uma via de mão dupla entre escola e família”, destaca a estudante do 2º ano, Ingrid Nogueira, 16 anos.

Esta é a segunda edição do ‘Família na escola’. “Pensamos em algo que trouxesse os pais para a escola, mas que não se restringisse às reuniões de pais ou questões pontuais, e sim, para se aproximarem do ambiente escolar de forma mais atrativa”, disse a gestora da unidade, Andreia Passos. A organizadora da ação e vice-gestora, Iraneide Ribeiro, acrescenta que: “esta ação é um momento importante, também, para apresentar os projetos desenvolvidos pela escola. É uma vitória trazer as famílias para a escola e conseguir oferecer um serviço de qualidade”, comemora.

Na programação, estão palestras Família e drogas, Família e escola, Família, escola e saúde; oficinas de maquiagem, artesanato, panificação, pintura em tecido; serviços de saúde (aferição de pressão, teste de glicemia) e espaço de leitura, com a biblioteca itinerante. Estes serviços têm as parcerias da Universidade Federal da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Paróquia do Resgate, Central da Cidadania, Instituto Conceição Macedo, Avon, Sesc, Casa dos Sonhos, Grupo Alerta Pernambués, Instituto JCPM de Compromisso Social.