Colégio Estadual de Cachoeira completa 62 anos

Foto: acervo pessoal

A comunidade escolar do Colégio Estadual de Cachoeira está em festa, nesta semana, para celebrar os 62 anos de fundação da unidade. Atividades culturais e campeonato esportivo fazem parte da programação de aniversário. Atualmente, o colégio conta com 989 estudantes matriculados e oferta Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), na qual são ministrados cursos técnicos em Hospedagem e em Administração.

A unidade é uma das mais tradicionais da região do Recôncavo e foi inaugurada em 19 de setembro de 1954 com o nome de Ginásio de Cachoeira. Além de Cachoeira, a unidade recebia estudantes de cidades como São Félix, Muritiba, Conceição da Feira, São Gonçalo, Bananeiras, Conceição do Almeida e Castro Alves.

De acordo com o diretor do Colégio, Fábio Macedo, aproximadamente 70% dos estudantes são do campo e a unidade é referência naquele território. “Sinto-me honrado em atuar desde 2014 na gestão da escola que estudei e que minha avó, Romilda Amaro dos Santos, foi funcionária. São 62 primaveras semeando flores no jardim do saber”, celebra.

Janice Marta Sousa Neto, 16 anos, 2º ano, participou do Show de Talentos, uma das ações realizadas. “Eu cantei a música de minha autoria ‘Sua fé’ e foi muito bom”, afirma a estudante. Para Igor José Fraga, 17, do 1° ano, a instituição tem um clima familiar. “Sinto-me acolhido em estudar na mesma escola que meus pais estudaram. Sempre converso com eles como era o colégio na época em que estudavam aqui”, revela o aluno, que também cantou sua música “Menina dos meus olhos” e conferiu as partidas de futsal e handebol masculino e feminino.