Colégio Estadual Dom Avelar realiza Feira de Ciências

O clima foi de expectativa e empolgação no Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira, localizado no bairro Dom Avelar, em Salvador. Na terça-feira (10/09), aconteceu a 3ª Feira de Ciências da unidade de ensino. Desta vez, o tema central foi Sustentabilidade, ou seja, uso racional dos recursos naturais renováveis e não renováveis pela atuais e futuras gerações. Cerca de 700 estudantes, do ensino fundamental e médio, dos três turnos, estiveram envolvidos com a iniciativa, juntamente com docentes e a comunidade do entorno, que pode visitar a escola e conhecer de perto os experimentos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

I Feira de Ciências da Bahia

“Os estudantes estão empolgados com o trabalho, e sempre buscam mostrar o melhor do que foi discutido em sala de aula. Neste projeto, temos o cuidado de falar da importância da pesquisa, e de estimular esta prática, para que eles percebam a necessidade de aprofundar os conhecimentos”, disse a diretora da unidade, Geane Moura, ressaltando que a programação do evento vai ser diversificada. “Vamos apresentar dramatização, técnicas de reciclagem de lixo, horta, jardim suspenso, entre outras iniciativas”, considerou.

A turma do aluno Henrique Oliveira, 15 anos, 1º ano, vai aproveitar a oportunidade para trabalhar uma série de temas. “Desenvolvemos trabalhos em oito temáticas. Além do Meio Ambiente, vamos trazer o combate à fome, violência, acesso à cultura e acessibilidade. Na nossa escola, por exemplo, já temos boas condições de acessibilidade. Além disso, vamos tratar das diferenças. A sociedade precisa acabar com os preconceitos”, disse o estudante. Os assuntos vão ser trabalhados em vários estantes.

Já Amanda Siele, 14 anos, 7ª série, disse que a equipe vai focar mais na sustentabilidade ambiental. “Elaboramos um jardim suspenso, com garrafas pet afixadas na parede, com areia, para mostrar que esta realidade é possível de ser realizada. E vamos enfocar, também, a questão dos animais em extinção. Fomos pesquisar juntamente com ONGs que trabalham com esta temática os principais problemas dessa situação. Estamos muito empolgados por passar esses conteúdos para todos”, afirmou.