Colégio Estadual Duque de Caxias comemora 75 anos

O Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no bairro da Liberdade, completa 75 anos na próxima segunda-feira (26/08), mas a festa já começou. Durante toda a semana, estudantes, professores e comunidade contarão com uma extensa programação, incluindo oficinas, atividades esportivas, palestras, oferta de serviços, exposições artísticas, apresentações culturais e a culminância do projeto pedagógico interdisciplinar da escola.

Arquivo do Colégio

A comemoração foi aberta nesta segunda-feira (19/08) com a apresentação dos projetos elaborados pelas turmas. Os trabalhos, desenvolvidos sob a orientação dos professores, sintetizam o conteúdo pedagógico aprendido no semestre e serão submetidos à avaliação dos docentes no decorrer da semana. A abertura contou, também, com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros e da fanfarra da escola (Fanduque).

“O Duque de Caxias é um referencial dentro da Educação. Construímos uma história, mostrando o quanto é essencial fazer Educação de qualidade”, declarou a diretora da escola, Eliete dos Santos Silva, ressaltando que o colégio marca o seu aniversário de 75 anos com um momento de integração. “Buscamos estreitar os laços entre a escola, a comunidade e os órgãos públicos, a fim de disseminar informações, valorizar a nossa cultura e fomentar a contextualização dos conhecimentos”, acrescentou.

“O Duque de Caxias é um referencial dentro da Educação. Construímos uma história, mostrando o quanto é essencial fazer Educação de qualidade” - Eliete Silva

Até sexta-feira (23/08), o Colégio Estadual Duque de Caxias recebe a cantora Carla Visi, a Camerata do Teatro Castro Alves, o grupo de teatro Recordar é Viver e o Ballet Cultural Origens Africanas, além de exposições artísticas produzidas pelos estudantes e uma Feira de Ação Social, com a oferta de diversos serviços à comunidade.

Homenagem – A unidade escolar recebe o nome do Patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Conhecido como pacificador, o militar comandou as tropas brasileiras na Guerra do Paraguai e exerceu diversos cargos públicos durante a sua vida, entre eles o de governador do Rio Grande do Sul.