Colégio estadual localizado no bairro de Brotas, na capital, terá Complexo Educacional Poliesportivo

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/SEC
“Este local abrigará o maior centro cultural e esportivo da capital baiana”. A frase é do governador Rui Costa que, no final da manhã desta quarta-feira (28), vistoriou o Colégio Estadual Luiz Viana Filho, no bairro de Brotas, que sediará um dos 20 Complexos Educacionais Poliesportivos que serão construídos pelo Estado, até 2022 na Bahia. Acompanhado pelo secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, Rui percorreu toda a área que irá abrigar o empreendimento.

O Complexo Educacional Poliesportivo, instalado no Luiz Viana, terá campo de futebol com grama natural (90x55m); arquibancada existente reformada e nova cobertura; quadra poliesportiva coberta (19x32m); piscina semiolímpica com arquibancada; vestiário; quadra de voleibol; espaço de convivência; rampas de acessibilidade; guarita; cabine; subestação; e pista de cooper. Ainda serão executados serviços de manutenção civil e elétrica nos prédios escolares.

Mais complexos - Os complexos vão aliar a educação esportiva das escolas e a prática do esporte, permitindo o seu uso pela comunidade dos municípios, além de disponibilizar um espaço que possa ser utilizado para eventos de cultura e entretenimento.

Já estão em construção Complexos Educacionais Poliesportivos nos municípios de Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, São Gonçalo dos Campos, Irecê e Jequié. Ordens de serviço já foram assinadas para a construção desses complexos também em Alagoinhas e Serrinha.
A previsão é que seja assinada, nesta sexta-feira (30), uma nova ordem de serviço que autoriza o início da construção de uma unidade em Itapetinga. Só nestes oito complexos, os recursos aplicados superam os R$ 22 milhões.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, os Complexos Educacionais Poliesportivos serão fundamentais para a qualificação da aprendizagem por meio do esporte. “O governador Rui Costa sempre foi um entusiasta da prática do esporte como parte da formação dos estudantes. Então, além das novas escolas que estão sendo construídas com uma infraestrutura de quadra coberta e campo society, estamos construindo os complexos que serão utilizados pela comunidade escolar, mas também pelos moradores do entorno da unidade para campeonatos, torneios, festas culturais e muito mais, fazendo com que o esporte seja potencializado e fortaleça a aprendizagem dos nossos estudantes”, concluiu.

Novo complexo – No Colégio Estadual Luiz Viana, a comunidade escolar ficou contente com o anúncio da construção do Complexo Educacional Poliesportivo. A diretora do Colégio Estadual Luiz Viana, Soane Lima, afirmou que a implantação do Complexo é um ganho para a comunidade e seu entorno. “Nossa expectativa é grande, pois esse novo Complexo vai ser muito importante para a nossa comunidade, que vai ser beneficiada com uma nova estrutura ampla e moderna”.

O novo Complexo também vai beneficiar a comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel Vitorino, que fica localizado ao lado do Colégio Estadual Luis Viana. A diretora da unidade escolar, Maria Olivia Santos, também comemorou a novidade. “Vejo essa nova estrutura escolar bastante proveitosa para a comunidade escolar, que há muito tempo precisava dessa transformação e esse Complexo vai ser um grande passo na Educação de Salvador e, principalmente, da comunidade do bairro de Brotas”.