Colégio Estadual realiza projeto sobre identidade étnica e autoestima

Reconhecer a identidade étnica como forma de valorizar sua origem e estimular a autoestima. Esse é o objetivo do projeto ‘Roda Conversante’,que teve seu primeiro debate realizado, nesta segunda-feira (22), no Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, no bairro de Valéria, em Salvador. Contando com a participação da coordenadora da Educação Escolar Indígena, da Secretaria da Educação do Estado, Rosilene Araújo Tuxá, estudantes do 1º ano do Ensino Médio puderam conhecer mais sobre a luta do povo indígena para conquistar seu reconhecimento.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
“Os estudantes da rede pública tem que ter a consciência que determinação e foco nas suas decisões são o fator fundamental para conquistarem seus objetivos. A minha ideia foi mostrar que, com as políticas públicas de educação, temos oportunidade de alcançarmos nossas finalidades, com comprometimento e estudo. E isso foi possível para mim e muitas pessoas da minha etnia”, destaca Rosilene Araújo Tuxá.

O coordenador da ação, Luciano Lopes, professor de geografia e cartografia, ressalta que “quanto mais o aluno conhece sua verdadeira identidade, por meio do conhecimento dos seus ancestrais, ele consegue valorizá-la, aumentando sua autoestima e a capacidade de buscar seus objetivos”. Ele ainda afirma que este processo tem que ser realizado “durante todo o ano letivo e não apenas em datas comemorativas, pois só dessa forma a escola vai realmente contribuir no desenvolvimento do aluno”.

Atenta à palestra, a estudante Jéssika Nunes, 16 anos, mostra seu entusiasmo com o assunto abordado. “É importante esta oportunidade de debatermos o tema. Às vezes, vejo colegas que acham que não são capazes de exercer certas profissões e estão errados. Nós somos tão capazes quanto qualquer outro.”

Seu colega, George Luis Barros, 16, que pretende ingressar no curso de Direito, enfatiza a necessidade do aluno acreditar na sua capacidade. “Vemos diversos exemplos de superação e esses debates reafirmam a nossa condição de estarmos sempre determinados em lutar pelos nossos sonhos. Já estou me preparando para enfrentar os futuros obstáculos que estão por vir”, diz.