Colégio realiza projeto que inspira a criação literária

No Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado em Aporá, a 190 km de Salvador, a festa junina é mais do que quadrilhas, forró e comidas típicas. Com o objetivo de incentivar a produção literária foi incluído na decoração da unidade um mural de trovas, poesias e rimas. Nele, o estudante pode exercitar a criatividade por meio de homenagens aos colegas, professores e funcionários.

Fotos: Acervo pessoal
A professora Rita Pereira fala como surgiu a ideia de disponibilizar o mural no corredor da escola. “Quando começamos a decorar a unidade, lembrei da Jornada Pedagógica que tinha entre seus eixos de discussão o incentivo à leitura e a escrita através de projetos desenvolvidos. Por isso, decidimos incluir esse mural, mobilizando os estudantes a escreverem textos com assuntos que os inspirassem.” Ela ainda destaca que o plano “é produzir um livro de cordel reunindo todos os participantes”.

Para o estudante do 3º ano, Thiago da Costa, 20 anos, a ação é uma boa oportunidade de o aluno praticar a sua escrita. “Sempre gostei de escrever e o mural dá a chance de expressar o que pensamos, além de ser uma forma de aperfeiçoarmos a nossa escrita. Com a ajuda dos professores acabamos percebendo em que podemos melhorar. Minha vontade é poder escrever um livro de poesias no futuro”, ressaltou.

Outra estudante que se sentiu inspirada a participar foi Jasmina Souza, 13, do 1º ano. Ela comenta que o incentivo da escola é muito importante para desenvolver o valor da escrita e da leitura. “Este ano já estou participando do projeto Tempos de Arte Literária (TAL) e sempre que aparecem estes tipos de projetos gosto de participar. A escola deve ser o local mais apropriado para desenvolvermos esta prática”, afirmou.