Complexos Integrados da Educação dialogam consciência ambiental como ferramenta de luta

“Consciência ambiental é ferramenta de luta” foi o tema da edição desta quarta-feira (9) do projeto “Estação do Saber - Conexões". Promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o encontro virtual teve como convidado, desta vez, o engenheiro agrônomo e ativista socioambiental na Mata Atlântica, Lanns Filho, que compartilhou o seu conhecimento sobre a temática e falou sobre a conscientização como instrumento de luta pela preservação do meio ambiente. A live pode ser conferida clicando aqui.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou sobre a importância de se abordar o tema com a comunidade escolar. “Trazermos esta temática neste mês de referência da consciência ambiental é importante para que os estudantes discutissem criticamente, dentro de uma postura de participação na luta pela preservação do planeta. O zelo pelo nosso meio ambiente, nosso ecossistema, nosso território é cada vez mais da responsabilidade da escola que, junto com a comunidade, deve criar espaços de discussão e do fazer pedagógico relacionado ao território, ao bairro e à cidade educadora”.

O ativista socioambiental Lanns Filho, convidado da noite, destacou que a questão ambiental deve ser vista, primeiramente, como um projeto de defesa da vida. “Defender a vida é um ato de resistência, uma ferramenta de luta. E o meio ambiente, na sua amplitude, precisa ser defendido, não pode ser cereja do bolo. Então, este trabalho pedagógico que realizamos, este trabalho de vivência, principalmente com a cabruca (sistema agroflorestal de plantio do cacau na Mata Atlântica), é uma verdadeira sala de aula para nós, para o Brasil, para o mundo. Então, as questões ambientais devem ser uma ferramenta de luta, uma ferramenta de vida”.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.