Complexos Integrados de Educação da SEC discutem sobre a Matemática para o futuro profissional

Os educadores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), participaram, neste sábado (17), de mais uma edição do "Projeto Conexões - Estação do Saber". O encontro virtual teve como convidado o professor de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Osmar Pedrochi Junior, da Universidade Pitágoras (UNOPAR) e da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), que abordou o tema "Que Matemática aprender para o futuro profissional?". A live, transmitida no YouTube, pode ser conferida clicando aqui . A iniciativa desenvolvida pelos CIEs visa fortalecer a rede colaborativa de ações, conhecimentos e o protagonismo estudantil.
 
O professor Osmar refletiu sobre a importância da Matemática na vida profissional. "Dialoguei com educadores e estudantes sobre o que é importante aprender em Matemática para o futuro profissional. Quais competências são importantes? Quais os conteúdos são mais importantes? O que as avaliações internacionais têm nos mostrado a esse respeito? Essas e outras perguntas nortearam a nossa conversa sobre como utilizar o que aprendemos em Matemática para a nossa vida e o que devemos aprender para nos prepararmos para o futuro, pensando no sucesso profissional", salientou.
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, também comentou sobre o tema. "O ensino de Matemática sempre foi um tabu no sentido de desafios para os alunos em relação às dificuldades. O professor Osmar nos mostrou qual Matemática devemos aprender para ter competências e enfrentar o mundo no século XXI e, também, qual é a forma mais prazerosa desse processo de aprendizagem. Ele também falou um pouco sobre perspectivas e a utilização de fato da Matemática". 
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas