Complexos Integrados de Educação da SEC discutem sobre valorização da identidade cultural

Palavras-chave:
Com o tema "Arte e identidade cultural: trajetórias", os Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizaram mais uma edição do "Projeto Conexões", neste sábado (29). O encontro virtual, que pode ser conferido no endereço https://bit.ly/3fPpn4v, contou com as participações do ator e diretor Jackson Costa e do jornalista,  ator e diretor Gideon Rosa, ambos baianos, que falaram de suas trajetórias profissionais, de identidade cultural e do papel do artista no campo social. 
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, responsável pela mediação da live, explicou o tema abordado. "Discutir arte e identidade é fundamental para desenvolver o espírito crítico do aluno e trazer dois atores que têm essa característica de encarnar a cultura identitária engrandeceu muito o debate". O programa deste sábado prestou uma homenagem ao ator e professor da rede estadual, Ed Ribeiro, que faleceu em cena de edema pulmonar, em 1981, aos 26 anos.
 
Jackson Costa relembrou um pouco a sua trajetória, reforçando a importância de não se perder a ligação com sua origem e expressão cultural. “A nossa discussão girou em torno da importância de uma pessoa ter a sua caminhada na vida, sem abrir mão do seu lugar. Venho de Itabuna, depois vim para Salvador para fazer faculdade de Teatro na UFBA, segui fazendo novelas e minisséries na TV Globo, sem nunca ter aberto mão da Bahia, que é o meu lugar.”.
 
Da mesma forma, Gideon Rosa destacou a importância de valorizar e respeitar o seu lugar de origem. "Muitas vezes, a identidade cultural não é tratada devidamente como merece. Então, foi importante mostramos que, mesmo exercendo a arte em outros lugares, não perdemos a conexão com o nosso quintal", disse ele, que tem uma trajetória no Jornalismo Cultural, nas artes cênicas e no cinema brasileiro.

Notícias Relacionadas