Complexos Integrados de Educação da SEC promovem encontro virtual sobre samba, poesia e sociedade

Palavras-chave:
Em mais uma edição do "Projeto Conexões", promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o encontro virtual deste sábado (24) teve como tema "Samba, poesia e sociedade" e foi apresentado pelo professor do CIE de Itabuna, Rafael Gama Moreira. O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, foi o responsável pela mediação da atividade embalada ao som de muita música. A live transmitida no YouTube pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3dHQbnr. A iniciativa visa fortalecer a rede colaborativa de ações, o conhecimento e o protagonismo estudantil dos CIEs.
 
O encontro foi dedicado à matriarca do samba brasileiro, Dona Ivone Lara, marcando o seu centenário, celebrado esse ano. As discussões sobre a temática foram intercaladas com apresentações de músicas de samba cantadas pelo artista convidado, Ícaro Ribeiro. O professor Rafael Gama também declamou letras de músicas de samba que ele considera "verdadeiras poesias", de artistas como Beth Carvalho, Cartola, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara, entre outros. 
 
Para o educador Rafael Gama, discutir sobre samba foi enriquecedor. "A edição de hoje teve como objetivo refletir sobre esse gênero musical que é constituído da identidade do nosso povo. A partir da leveza de um sarau, em que música, poesia e reflexões se alternaram, foi possível dialogar a respeito de grandes problemas que envolvem a construção do nosso povo, como o racismo, a intolerância religiosa e as questões que envolvem as múltiplas formas de expressão artísticas e culturais. Enfim, tivemos História, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Linguagens, Arte e Cultura em estado mais amplo", salientou.
 
Robson Costa também refletiu sobre o tema abordado. "Discutir samba e colocá-lo na roda é, digamos assim, dialogar sobre a história e cultura do povo brasileiro, do povo negro, da resistência e do canto de um povo. Dona Ivone Lara, que foi a homenageada desta edição, representa o berço do samba brasileiro. E aí fica a pergunta: o samba nasceu na Bahia ou no Rio de Janeiro? O que nos representa, nos traz e nos move é o samba", salientou.
 
Programação - Na próxima edição, no dia 28 de abril, às 19h, o "Projeto Conexões" recebe a doutora em Educação e especialista em Neurociência em Educação Especial e Inclusiva, Marta Relvas, que abordará o tema "O cérebro adolescente". 
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas