Complexos Integrados de Educação realizam intercâmbio virtual de práticas pedagógicas

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e práticas pedagógicas, os Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizaram, na noite dessa terça-feira (9), o encontro virtual do “Projeto conexões”, através da plataforma Microsoft Teams. Nesta quarta-feira (10), às 19h, o professor Leonardo Félix abordará o tema “Tecno-corpo: um olhar do cotidiano”. Voltada para estudantes, professores, familiares e funcionários dos CIEs e dos Campus Integrados de Educação Básica Profissional e Tecnológica da Bahia Anísio Teixeira, a iniciativa visa fortalecer a rede colaborativa de ações, conhecimentos e o protagonismo estudantil dos CIEs.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, ressaltou a importância das atividades. “O projeto é uma ação para a comunidade em processo de formação continuada, ressaltando a centralidade dos sujeitos, a formação referenciada na pesquisa-ação, com vistas a subsidiar o fortalecimento da articulação dos saberes, de forma lúdica e criativa, ressaltando a inovação, o papel social da escola e a troca de experiências entre ensinantes e aprendentes”.

Na roda de conversa on-line, o professor Vinícius Toledo abordou sobre o uso das histórias em quadrinho e vídeo games no estudo de História. “O universo Geek/Nerd é muito rico em produções, como quadrinhos, desenhos e jogos. Tudo isso foi criado ao longo do tempo, sob influência dos acontecimentos históricos que os rodearam por inspiração do que aconteceu no passado. Enquanto historiador, pesquisador e nerd, busco explorar as possibilidades desse universo enquanto fontes históricas que possam revelar entrelinhas do passado ou enquanto material para ser utilizado em sala de aula, fazendo com que os alunos possam perceber que o passado está mais conectado com eles do que possam imaginar. Personagens como Capitão América e Homem de Ferro e Hulk, por exemplo, só existem por influências de eventos como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria”, afirmou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.