Comunidade escolar do Subúrbio Ferroviário participa do terceiro dia de testagem para o novo Coronavírus

A comunidade escolar do Colégio Estadual Dalva Matos, em Lobato, participou, nesta quarta-feira (2),  do terceiro dia de testagens para o novo Coronavírus nas escolas do Subúrbio Ferroviário. A realização dos testes, do tipo RT-PCR, ocorreu no Colégio Estadual Raymundo Matta, no mesmo bairro. A programação para a aplicação dos testes segue nesta quinta-feira (3) para a comunidade do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, que será atendida na própria unidade escolar.

Fotos: Luiz Carrera Ascom/SEC
Os resultados, que são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), funcionarão como um parâmetro para o planejamento de volta às aulas, mesmo que ainda não tenha uma data definida.

O professor de Geografia, Charles Henry Calasans, do Colégio Estadual Dalva Matos, aprovou a iniciativa do Estado em oferecer as testagens na escola. "Esta ação é muito positiva neste momento de pandemia, porque poderão balizar o perfil da comunidade escolar e contribuir para um planejamento adequado para o retorno às aulas", afirmou.

Para Leila Sales, mãe da estudante Luana Sales, 11 anos , do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Dalva Matos, foi importante levar a filha para a aplicação do teste. "Foi muito bom ter essa oportunidade para Luana, principalmente porque tivemos caso na família de assintomáticos e não custa nada garantir a sua saúde e a da família", disse.

O diretor do Colégio Estadual Raymundo Matta, Antônio Augusto Costa, falou sobre o dia de atendimento. “Tivemos uma ótima participação da comunidade escolar. Hoje, tivemos, além dos professores e funcionários, apenas estudantes do Ensino Fundamental, que são o público-alvo do Dalva Matos”, contou.

Nesta primeira etapa, que envolve 12 unidades escolares e acontece até o dia 23 de setembro, a previsão é alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. De acordo com a programação, cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

Como está acontecendo a testagem – A testagem acontece de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

Veja o calendário:

Comunidade Escolar