Ecossistema, ciência e tecnologia são foco de mais uma edição do Projeto Conexões

A edição desta quarta-feira (16) do Projeto Conexões - Estação do Saber abordou o tema “Ecossistema da Ciência e Tecnologia da Bahia”. Promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o encontro contou com a presença da secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, que dialogou sobre o assunto com estudantes e educadores da rede estadual de ensino. A live foi transmitida no Canal do Youtube e pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3vos82r.
 
A relação entre ecossistema e ciência, tecnologia e inovação foi abordada didaticamente pela secretária Adélia Pinheiro. Estes três pilares – produção de conhecimento (ciências), de transformação do conhecimento em soluções (tecnologia) e transformação de soluções em ganhos para a sociedade (inovação) –, ressaltou a gestora, são a base do viver cotidiano da sociedade. “Hoje, verificamos um subfinanciamemento da ciência, tecnologia e inovação, por parte das agências federais. Isso exige que a sociedade se mobilize, porque a formação de pessoas, a produção de conhecimento, o desenvolvimento de tecnologia são ações portadoras de futuro e, do contrário, ficamos com a nossa soberania ameaçada, sem o nosso protagonismo para desenvolver ciência e tecnologia”.
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, que mediou a live, destacou a importância de trazer o tema para dialogar com os estudantes. “Nos dias de hoje, é fundamental discutir a organicidade da ciência e da tecnologia para que o nosso estudante se inteire da pesquisa, do ensino, da fundamentação teórica desses princípios, das questões do ecossistema dessas áreas. Isso porque precisamos renovar, criar e fazer uma reflexão sobre para que serve esta tecnologia”.
 
Novidades – O Conexões - Estação do Saber é exibido às quartas, 19h, e aos sábados, 10h, e a próxima  convidada é a professora Vina Queiroz, que apresentará a oficina "Como escrever uma redação em sete passos”, no dia 19. Os encontros são exibidos no canal oficial do projeto no Youtube: https://bit.ly/3vos82r. A partir de agosto, o projeto começará uma nova etapa do projeto, que ganhará a versão Conexões na Estrada. A novidade, conforme Robson Costa, é que o programa será gravado nos municípios, trazendo à tona realidades de diferentes territórios.

Notícias Relacionadas