Educadores destacam experiências no Uruguai em roda de conversa virtual dos Complexos Integrados de Educação da SEC

A semana foi de muita troca de experiências e vivências para a comunidade escolar dos Complexos Integrados de Educação (CIEs). As unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveram novas rodas de conversa virtual do projeto “Conexões” e abordaram temáticas como “Mídia, informação e tecnologias no século XX” e uma experiência de intercâmbio educacional no Uruguai, com a participação de convidados que despertaram a curiosidade dos estudantes e promoveram novas aprendizagens. As lives podem ser conferidas através do YouTube, no endereço https://bityli.com/9O58h. A iniciativa é mediada por Robson Costa, coordenador de Articulação entre Educação Básica e Educação Superior da SEC.

Neste sábado (17), a conversa foi da série "Viagens com foco no Uruguai" e contou com as participações dos professores Wellington Salgado, do CIE de Porto Seguro; Aline Ferrira e Eliudson Sousa, do CIE de Itabuna; e Fabiana Lima, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); que viajaram para o Uruguai para conhecer o sistema educacional do país, através do Programa Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica, realizado pela UFSB, em parceria com os governos federais do Brasil e Uruguai, juntamente com a Univesidad de la República.

Para a professora Aline Ferreira, a experiência foi enriquecedora. “A UFSB estabelece esse tipo de ponte entre a universidade e a Educação Básica, proporcionando a estudantes e professores uma vivência construída a várias mãos e vozes. Compartilhei as minhas experiências de aprendizado a partir do ‘estranhamento’ a uma cultura diferente, sobretudo às questões linguísticas e, também, foquei nas observações à imersão que tivemos no sistema educacional do Uruguai. Compartilhar experiências é sempre uma forma de multiplicar os aprendizados”, disse.

Quem também compartilhou um pouco da sua experiência foi o professor Wellington Salgado. “A programação buscou apresentar aos professores e gestores brasileiros aspectos relevantes no sistema de educação no Uruguai, que pode servir de modelo ao aprimoramento da educação brasileira. Várias foram as trocas entre brasileiros e uruguaios, como educação, cultura, história e socialização, de forma que voltamos repletos de experiências e aprendizagens”, comentou.

A professora Fabiana Lima, que atua nas licenciaturas interdisciplinares da UFSB, também relatou sobre a viagem. “Enfatizei a importância de mobilidade internacional acadêmico-formativa para professores, na medida em que amplia o olhar para além da escola e do território educacional onde o professor atua. Afinal, conhecer outros sistemas educacionais leva, inevitavelmente, a observar criticamente a própria realidade. No caso do Programa Paulo Freire, uma universidade de perspectiva freireana dialoga com um país que também concebe a educação como prática para a liberdade”, destacou.

Na quinta-feira (15), o convidado foi o repórter e apresentador de TV, Roger Sarmento, que abordou o tema “Mídia, informação e tecnologias no século XXI”. Já na terça-feira (20), às 19h, os educadores discutirão sobre o tema “A importância da garantia do Estado laico” e, no sábado (24), às 10h, o tema abordado será “Filosofia no cotidiano”.