Educadores e estudantes celebram 15 anos da Casa Familiar Agroflorestal Baixo Sul da Bahia

Palavras-chave:
A comunidade escolar da Casa Familiar Agroflorestal Baixo Sul da Bahia (CFAF), localizada no município de Nilo Peçanha, está em clima de comemoração. Voltada para a Educação do Campo, a unidade escolar completou, nesta segunda-feira (22), 15 anos de atuação focada na formação dos filhos dos pequenos agricultores familiares da região. A celebração, realizada virtualmente através da plataforma Zoom, contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de estudantes, professores, gestores e autoridades locais. 
 
O secretário Jerônimo Rodrigues parabenizou a comunidade escolar e abordou sobre a Pedagogia da Alternância, em torno do tema "Educação do Campo em tempos de pandemia". "Hoje, celebramos 15 anos de uma instituição que constrói a Pedagogia da Alternância, que no Brasil foi implantada em 1969, e a CFAF faz isso com muito zelo. Não é fácil manter uma escola nesses moldes que nós temos. Sabemos da importância da parceria com a prefeitura, pois além de manter uma pedagogia criativa e forte, nós fazemos uma alternância entre esses estudantes que dividem o seu tempo entre a sua casa, a comunidade e a escola. E nós temos muito o que celebrar: a dedicação dos professores e da associação. Celebrar 15 anos é sorrir para trás e olhar para a frente", destacou. 
 
A estudante Klécia Santos, 18, que está no 4º ano do curso técnico em Florestas, falou da satisfação em estudar na unidade. "Sou muito grata por fazer parte da CFAF e nesses três anos e meio a minha vida mudou bastante. Desde então, pude ter certeza de que a mulher do campo tem vez sim e que é capaz de se desenvolver no campo sem precisar sair para a cidade", afirmou. 
 
A presidente da Associação de Pais da CFAF, Maria Castro, agradeceu a todos que contribuem para o desenvolvimento da instituição. "A CFAF é uma escola muito importante para o Baixo Sul, pois os jovens estudam e criam laços de amizade e convivência. A nossa instituição tem um dos melhores ensinos do mundo. É competente e digna de respeito. Agradeço à CFAF pela resistência e aos professores, colaboradores e parceiros", celebrou. 
 
A diretora da CFAF, Rita Cardoso, falou da importância da unidade escolar para a região. "Ao longo de 15 anos, a CFAF se tornou uma referência em Educação do Campo, formando filhos e filhas de agricultores familiares de comunidades rurais, quilombolas e ribeirinhas no Baixo Sul da Bahia, consolidando a nossa missão, que é de formar jovens para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, para o trabalho e para os valores. A CFAF atua com uma matriz curricular voltada para a educação contextualizada no campo, adaptando o ensino à realidade e aos recursos naturais disponíveis", salientou. 
 
Sobre a CFAF
A instituição, fundada em 21 de junho de 2005, é uma associação privada com natureza educacional sem fins lucrativos e está inserida em um ambiente com predominância de comunidades rurais e quilombolas, atuando em 39 comunidades de nove municípios do Baixo Sul da Bahia. Atualmente, a unidade possui 120 estudantes matriculados no curso técnico de Florestas, no modelo da Pedagogia da Alternância. 
 
Também participaram do encontro, o prefeito de Nilo Peçanha, Carlos Azevedo, o superintendente da Fundação Odebrecht, Fábio Wanderlay; a ex-presidente da CFAF, Rosenilda Apóstolo;  a secretária de Educação de Nilo Peçanha, Maria Helena de Azevedo; a secretária de Educação de Taperoá, Sidália Dantas; a secretária de Educação de Ituberá, Fernanda Martins; o secretário de Educação de Igrapiúna, Eduardo Alves, a secretária de Assistência Social de Nilo Peçanha, Vanessa Azevedo; a gestora no Núcleo Territorial de Educação de Valença (NTE 06), Joselia Maria dos Santos; e demais autoridades.
 

Notícias Relacionadas