Em São Gonçalo dos Campos, Rui entrega Complexo Poliesportivo Educacional

Fotos: Darlan D'Ouro
Um Complexo Poliesportivo Educacional construído em São Gonçalo dos Campos foi inaugurado pelo governador Rui Costa, na manhã desta quinta-feira (11). Integrado ao Colégio Polivalente, o equipamento recebeu, aproximadamente, R$2,4 milhões em recursos e teve a obra coordenada pela Secretaria de Educação do Estado (SEC).

"No Complexo, que conta com campo society, quadra coberta, entre outros espaços, ainda iremos construir uma piscina e um teatro. O próximo complexo será implantado no município de Jequié", revelou o governador.

O primeiro equipamento do tipo, na Bahia, foi inaugurado em Conceição do Coité. Os complexos poliesportivos educacionais visam, dentre outros objetivos, acelerar o processo de aprendizagem e promover uma formação mais completa, com atividades esportivas e culturais dentro do ambiente escolar.

"Essa entrega, tanto do complexo quanto da escola reformada, tem um significado muito grande. Significa cuidado, significa que estamos seguindo a orientação do governador de preparar da melhor maneira as unidades para o retorno às aulas", destacou o titular da SEC, Jerônimo Rodrigues.

O espaço é dotado de campo de futebol society, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia e academia aberta. As intervenções também envolveram a requalificação de uma quadra coberta, arquibancada e de uma área de convivência, bem como a reforma do muro e ações de paisagismo e urbanização, com colocação de passeio de concreto e piso intertravado.

A estudante Giovana Bressy, 1º ano, agradeceu pela implantação do complexo em sua cidade. “Nós, do Colégio Polivalente, agradecemos imensamente o governador Rui Costa e o secretário Jerônimo Rodrigues pelo Complexo Poliesportivo Educacional, que vai servir para nós, estudantes, e toda a comunidade, pois uma obra deste porte vai trazer vários benefícios ao nosso município. Seremos eternamente gratos”, afirmou.

Visita à unidade escolar – Além de inaugurar o complexo, o governador visitou as instalações do Colégio Estadual Polivalente de São Gonçalo dos Campos. A unidade  fundada em 1971, possui, atualmente, 1.151 estudantes matriculados. Além do Ensino Médio regular, o colégio é uma das escolas-piloto do Novo Ensino Médio e, também, oferta a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Recentemente, a unidade escolar passou por uma reforma, que foi concluída em 2020. Dentre as melhorias realizadas, destacam-se: manutenção civil e
elétrica; ampliação da cozinha; cobertura; pintura do colegio e da fachada principal do ginásio; pavimentação em piso; pintura da quadra; piso e revestimento cerâmico, entre outras intervenções.

A diretora do Colégio Estadual Polivalente de São Gonçalo dos Campos, Luciana Barreto, falou da importância da visita e do novo equipamento integrado à unidade escolar. “Enquanto gestora do colégio e em nome de toda a comunidade de São Gonçalo dos Campos, me sinto feliz, pois a comunidade escolar sonha com isso há muito tempo. Este complexo vai agregar os jovens da comunidade e vai tirá-los da ociosidade, visto que nossa cidade é pequena e não oferece muitas opções de lazer e esporte. Ficamos lisonjeados com a visita do governador e do secretário da Educação, que vieram conferir de perto as melhorais realizadas no colégio”, afirmou.

Para a estudante Letícia Alves, 1º ano, a reforma do colégio, que integra o complexo, trará mais conforto para a comunidade escolar. “Esta reforma do colégio foi, realmente, necessária não só para o conforto dos alunos, mas, também, para o desenvolvimento e a melhoria de todos que trabalham na unidade”, afirmou.

Segundo o diretor do Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19), Arivaldo Vieira, o complexo é um ganho para toda a população. “É um prazer e uma satisfação imensa receber este Complexo Poliesportivo Educacional no município de São Gonçalo dos Campos, que faz parte do nosso núcleo. Será de grande utilidade para a comunidade local e para os nossos estudantes, pois é uma estrutura moderna e que vai contribuir muito no processo de ensino e aprendizagem”, pontuou.

Na ocasião, o governador Rui Costa também fez a entrega de um kit Unidade Básica de Saúde (UBS), garantindo um reforço na prestação de serviços de saúde na cidade.

Fonte: Com informações da SECOM- Repórter: Renata Preza