Encontro dos Complexos Integrados destaca a importância do respeito à cultura e identidade dos povos

Palavras-chave:
Os Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizaram, neste sábado (15), mais uma edição do "Projeto Conexões" com o tema "Cultura e Identidade de um Povo: respeito a diversidade e sua pluralidade". O encontro virtual que pode ser conferido no canal Estação do Saber, no Youtube, contou com a participação da professora Fabiana Lima, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); de André Reis, representante da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT); do professor Diego Pereira, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e do CIE de Eunápolis; e Marcos Midhi, chefe gastronômico baiano que atua na Austrália.
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou da importância de se abordar o tema no encontro. "Temos que defender a cultura do povo e sua independêcia. O indivíduo é um cidação do mundo que não tem fronteiras, mas que possui uma identidade cultural que jamais deve ser desrespeitada como vimos recentemente em um programa de televisão".
 
Para Fabiana Lima, é importante que seja feita uma avaliação o do por quê existe tanta facilidade em se desfazer da cultura africana. "Precisamos trabalhar positivivamente a identidade étnico-racial e fazer uma reflexão sobre tanto desrespeito que se encontra no lastro de nossa história, onde também podemos acompanhar a resistência de luta do povo negro".
 
Segundo André reis, a SECULT tem essa preocupação de promover a identidade cultural do Estado. "A proposta é fortalecer a cultura e mostrar que somos todos iguais. Apresentar que os povos tem a sua própria vivência, comunicação e histórias, pois o Brasil foi construído socialmente de forma muito racista".
 
Já Marcos Mihdi destacou sua experiência e falou como a gastronomia pode fortalecer a identidade dos povos. "Na gastronomia você consegue ir para qualquer lugar do mundo. Não tem preconceito e barreiras, nos abre muitas portas e faz sermos humanos melhores. A alimentação traz a história de um povo e, mesmo quando não nos agrada, devemos dar a oportunidade de reprová-la".  
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas