Escola Cultural de Irecê recebe o IV Festival de Teatro da Caatinga

Palavras-chave:
Está sendo realizado na Escola Cultural de Irecê (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães), o IV Festival de Teatro da Caatinga, com ampla programação que teve início nesta sexta-feira (19) e segue até o dia 27, com entrada gratuita. O festival contece em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Irecê, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, sendo vencedor do Edital Nº 22/2016 – Setorial de Teatro da Funceb.
 
O evento traz para o semiárido baiano grandes interpretações, espetáculos com temáticas ligadas a vida no sertão, além do aprendizado, que acontecem durante os seminários e oficinas de pedagogia teatral. O IV Festival de Teatro da Caatinga conta com a direção artística e curadoria de Paulo Atto. “Nosso Festival já faz parte do calendário cultural da região e, este ano, a programação tem o conteúdo agregado com participação de profissionais de países com a Espanha e Bélgica. Isso traz valorização e reconhecimento para o território de Irecê”, comemora.
 
Neste sábado, o grupo de teatro popular de Ilhéus apresenta o espetáculo Teodorico Majestade, a partir das 20 horas. O festival também conta com programação no Cine Teatro Praça Céu. No domingo, o grupo A Outra CIA de Teatro, de Salvador, apresenta neste local a peça Sobejo. A programação segue até a próxima sexta-feira, com espetáculos teatrais sendo apresentados todos os dias.
 
Irecê foi a décima primeira cidade do Estado a receber o projeto Escolas Culturais, que já foi implantado nos municípios de Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Guanambi, Seabra e Ipiaú e envolverá 85 unidades escolares, em 85 municípios. 
 
Com a chegada do projeto, a unidade escolar é aberta à comunidade, potencializando os projetos artísticos e culturais já existentes e fomentando novas atividades, no Território de Identidade, que aliam Educação, Arte e Cultura, por meio do protagonismo estudantil.
 
O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.
 
Confira a programação completa do IV Festival de Teatro da Caatinga
 
Dia 19.01 (sexta-feira)
 
19h30    Cyrculando – Pauline Zoe (Bélgica)        
 
Local: Pátio do Colégio Modelo
 
20h O Sertão é o Mundo - Oficina de Atores de Irecê (Irecê)
 
Direção de Paulo Atto.
 
Local: Auditório do Colégio Modelo
 
 
 
20.01 (sábado)
 
20h Teodorico Majestade - Teatro Popular de Ilhéus (Ilhéus)
 
Local: Auditório do Colégio Modelo
 
 
 
21.01 (domingo)
 
19h Sobejo – A Outra Cia de Teatro (Salvador)
 
Local: Cine – Teatro Praça CEU
 
 
 
22.01 (segunda-feira)
 
20h Mós Aí Quê – Grupo de Teatro Finos Trapos (Salvador)
 
Local: Auditório do Colégio Modelo
 
 
 
23.01 (terça-feira)
 
19h As Yabás – Companhia Sarau das Seis (Jacobina)
 
Local: Cine – Teatro Praça CEU
 
 
 
24.01 (quarta-feira)
 
20h La Novia del Viento - Abrego Teatro (Espanha)
 
Local: Auditório do Colégio Modelo
 
 
 
25.01 (quinta-feira)
 
20h O Outro Lado de Todas as Coisas – Atelier Voador (Salvador)
 
Local: Auditório do Colégio Modelo
 
 
 
26.01 (sexta-feira)
 
20h Os Javalis – Teatro Nu (Salvador)
 
Local: Auditório do Colégio Modelo
 
 
 
27.01 (sábado)
 
19h Dubididum Taratatá – Comboio de Teatro (Natal, Rio Grande do Norte)
 
Local: Auditório do Colégio Modelo
 

 

Notícias Relacionadas