Escola Parque encerra ano letivo com homenagem ao Samba

Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação

A comunidade do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro - Escola Parque, localizado na Caixa D´Água, participou, nesta terça-feira (20), de uma verdadeira roda de samba. Como parte das comemorações do encerramento do ano letivo e festividades de final de ano, estudantes e professores, realizaram apresentações de música, dança e teatro, criadas em homenagem ao centenário do Samba. Estiveram presentes gestores, familiares e moradores da região.

O diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, explicou que a ideia de realizar apresentações sobre o Samba, veio da necessidade de trazer um tema que tivesse identidade com a comunidade. “Tentamos associar o Natal à ações que possam estar ligadas a história dos estudantes, colocando-os como protagonistas com a sua própria cultura. Essa festa também vem coroar as diversas atividades que englobam nossas atuações durante todo o ano”, destacou.

Responsável pela coordenação do evento, o professor de música, Abdon Neto, ressaltou como foi organizada a programação. “Fizemos uma integração entre os grupos de dança, música, coral e teatro para contar a origem e as diversas vertentes do samba. Por isso tivemos interpretações de Samba Bossa, Samba Reggae, Partido Alto, Samba Rock, entre outros. Também apresentamos músicas como ‘Carinhoso’, ‘Escravo da Alegria’, ‘Samba de uma nota só’ e ‘Águas de Março’”, elencou.

Integrante do Grupo do Coral, Mariluci Torjal, 49 anos, disse que gosta muito destas apresentações de confraternização porque tem a oportunidade de mostrar o que aprendeu nas oficinas. “Inicialmente entrei na oficina de dança para incentivar o meu filho, mas acabei gostando tanto que já fiz diversos outros cursos. Atualmente estou no Coral e fiquei muito contente em trabalhar mais especificamente com o Samba, por ser algo que está em nossa identidade cultural”, disse.

Também animado, Lucas Rocha, 18, integrou como baterista a banda da Escola Parque. “Essas atividades são uma grande oportunidade para a comunidade poder assistir a apresentações culturais de qualidade, além de apoiarem os estudantes que, em sua grande maioria, são da comunidade”, relatou.

Muito orgulhosa, a funcionária pública, Simone Pereira, 44, foi assistir a filha Nicole, 7, que realizou uma apresentação temática de balé. “Essas atividades são muito boas porque acabam completando a educação dos nossos filhos. Nicole fica ansiosa pelas aulas de Balé e fico feliz em ver o desenvolvimento dela nas artes”, contou emocionada.

>> A festa na Escola Parque foi tema de matéria na TVE