Escolas da rede estadual podem realizar adesão ao projeto Juventude em Ação: Construindo a Agenda 21

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou o processo de adesão ao Juventude em Ação: Construindo a Agenda 21 na Escola. O projeto tem como objetivo promover, no âmbito das escolas públicas estaduais, a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), que mobiliza a comunidade escolar e define planos de ações para enfrentamento das questões socioambientais, e discussão da Agenda 21, instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fabio Barbosa, a adesão ao projeto possibilita a criação e o fortalecimento das Com-Vidas, a implantação de Agendas 21 escolares e, consequentemente, a consolidação de espaços educadores sustentáveis que possuam uma articulação entre o currículo escolar, o espaço físico e a gestão das unidades de ensino.

“É fundamental o uso de metodologias de caráter participativo e democrático, pautando-se nos princípios da interdisciplinaridade e transversalidade  com o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil e uma discussão sobre as questões socioambientais locais com toda a comunidade do entorno escolar”, ressalta Fábio Barbosa.

Adesão – Para participar do projeto Juventude em Ação: Construindo a Agenda 21 na Escola, a unidade escolar deve solicitar à Coordenação de Educação Ambiental e Saúde (Ceas), da Secretaria da Educação, ou à sua Diretoria Regional de Educação (Direc) o termo de adesão e o “questionário Com-Vida”. O termo deve ser preenchido e remetido à Ceas, via malote ou por e-mail (educacao.ambiental@educacao.ba.gov.br). A adesão implica a realização das diversas etapas do projeto.

Após o cumprimento das diversas etapas, a direção do colégio deverá enviar para a Direc o “questionário Com-Vida” devidamente preenchido e um relatório detalhado referente às diversas etapas. A Direc, por sua vez, encaminhará esses documentos para a Ceas, que validará e os enviará para a unidade escolar com o Selo Com-Vida, visando certificar os impactos reais das políticas públicas no âmbito escolar.

Juventude em ação – Ação pioneira no Estado, o projeto é derivado de uma proposta capitaneada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), que  acatou a deliberação da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 2003, quando foi pontuada a necessidade da criação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas.

Desenvolvido durante todo o ano, o projeto é realizado a partir de estratégias e ações, entre as quais formação de um coletivo de pessoas para trabalhar as questões socioambientais locais, regionais e globais; divulgação na escola e na comunidade utilizando ferramentas educomunicativas e realização de palestras e/ou seminários com os diversos segmentos, bem como promoção de Oficinas de Futuro, conforme orientação da Cartilha Com-Vida do Ministério da Educação, disponível em clicando aqui. Já o trabalho da Com-Vida em algumas escolas do Brasil pode ser conferido no Com-Vídeo, logo abaixo.