Escolas estaduais no Sul da Bahia atendem estudantes da Educação Inclusiva na testagem da COVID-19

Os estudantes da Educação Inclusiva receberam um atendimento especial para a testagem do Coronavírus nas escolas estaduais em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. A aplicação, que começou na quinta-feira da semana passada, objetiva ampliar a prevenção e o combate ao vírus, além de proporcionar as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas. Acompanhados dos pais, os estudantes com deficiência foram assistidos por profissionais da Educação e da Saúde.

Em Ipiaú, o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) concentrou este  atendimento. "A unidade foi direcionada para todos os estudantes da Educação Especial no município. Houve uma ampla mobilização para que todos pudessem participar das testagens, seguindo todos os protocolos de saúde, com os quais tentamos conscientizar a importância da realização dos testes", ressaltou a assessora pedagógica do Núcleo Territorial Médio Rio de Contas (NTE 22), Erlândia Santos.

Segundo o estudante do CAP, Edilson Alves, 55, que tem deficiência visual, foi uma grande oportunidade realizar o teste na unidade escolar. "Com a pandemia, ficamos um pouco aflitos sobre o que pode acontecer, por isso é importante  a escola nos oferecer esta aplicação do teste para o Coronavírus. Assim, ficamos mais tranquilos, até porque temos estudantes de diversas idades no CAP. Espero que este trabalho das secretarias da Educação e da Saúde consiga proporcionar logo a volta às aulas", disse.

Em Uruçuca, a diretora Ieda Almeida, do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, ressaltou que, além do atendimento já realizado, a escola continuará fazendo uma busca para atender aos estudantes com deficiência. "Mesmo com a mobilização junto aos pais, acontece dos estudantes não virem por diversos fatores. Por isso, após o fim da programação nas escolas, iremos planejar a busca desse público que se encontra, também, na zona rural ou em locais mais distantes do centro".

Pioneira na Bahia, a testagem deve alcançar  4.600 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários nos três municípios. A ação é realizada  pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar.