Escolas estaduais promovem diferentes atividades relacionadas ao Mês da Consciência Negra

Anexo do Colégio Estadual de Jacobina - Caatinga do Moura
As escolas da rede estadual de ensino continuam realizando diferentes atividades, durante o mês de novembro, contextualizadas no Dia da Consciência Negra, que é celebrado anualmente no dia 20. A programação envolve oficinas, palestras, seminário e gincana, entre outras ações que abordam temas como racismo, machismo, empoderamento feminino, intolerância religiosa e valorização da cultura do povo negro.

No anexo do Colégio Estadual de Jacobina, localizado no distrito de Caatinga do Moura, em Jacobina, os estudantes participaram, nesta terça-feira (22), da culminância do II Seminário de Literatura e Cultura Negra, que homenageou a cantora Elza Soares. O evento contou com apresentações de dança e teatro, palestra, declamação de poemas, exibição de panfletos antirracistas e leitura de biografias de personalidades negras, entre outras atividades.

A estudante Maria Eduarda Pereira, 17, 3º ano do Ensino Médio, falou da importância do seminário. “Tivemos a oportunidade de discutir temas que assolam a nossa sociedade atual, a exemplo do racismo, machismo e vocabulário antirracista. Além disso, conhecemos melhor alguns autores negros brasileiros e, também, mulheres pretas, como a escritora Chimamanda Adichi, através da temática de representatividade negra na atualidade”.

C. E. Dep. Naomar Alcântara - Salvador
No Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Dias D'Ávila, localizado no município de Dias D'Ávila, os estudantes participam, até quarta-feira (23), da Gincana da Consciência Negra. A atividade, que começou na terça-feira (22), teve como tema “Os países africanos relacionados à diáspora africana”.

Em Salvador, a Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara segue promovendo, até o dia 2 de dezembro, a culminância do projeto do Novembro Negro, com o tema “Nossos passos vêm de longe: identidade negra, representatividade e afirmação”. Nesta quarta-feira (23), será realizada uma oficina de música; na quinta (24), haverá a palestra “A importância do ensino da cultura afro-brasileira na formação escolar da população afrodescendente” e oficina de arte negra; no dia 28, o tema abordado será “Juventude negra: protagonismo, resistência e representatividade”. Já nos dias 1º e 2 de dezembro, serão realizadas as apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

Já os estudantes do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), localizado na cidade de Governador Mangabeira (BA), estiveram, nos dias 17 e 22 de novembro, no cinema (Shopping Boulevard – Feira de Santana) para assistir ao filme Pantera Negra 2. Ao todo foram 202 alunos do Ensino Médio, com a coordenação do professor de sociologia Luís Carlos Borges da Silva.

"A atividade extra-classe teve como objetivo analisar a importância da história e cultura do continente africano para humanidade, além da concepção de empoderamento feminino negro e a construção de heróis negros, nesse caso, o Pantera Negra. Associado a esse objeto, constam as perspectivas pedagógicas, curricular e metodológicas entre cinema e educação, interação social e o diálogo acerca do espaço vivido pelos os estudantes e outros externos a sua realidade de vida, uma vez que muitos deles pela primeira vez conheceram ou tiveram acesso ao cinema e a um shopping", destacou professor Borges.