Escolas estaduais realizam atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Palavras-chave:
As escolas da rede estadual de ensino realizaram, ao longo da semana, diferentes atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais e chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais. Palestras, transplantes de mudas, pedaladas e exposição de maquetes foram algumas das atividades realizadas nas unidades de ensino.
 
O Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, por exemplo, realizou nesta quinta (2) e sexta-feira (3), a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e a VIII Semana do Meio Ambiente, cujo tema foi “A educação ambiental como promotora da cidadania nos territórios da Bahia”, com os subtemas voltados a questões como água, saúde, alterações climáticas, segurança alimentar e nutricional.
 
O estudante Hugo Santos Lopes, 16, 2º ano do Ensino Médio, conta que esta sexta-feira foi um dia marcante em sua vida. “Tive a oportunidade de ouvir mestres em diversas áreas ambientais, como engenheiros ambientais, biólogas, zootecnistas, geógrafos e o legislativo local, com discussões sobre temas como preservação e monitoramento do meio ambiente, tendo em pauta, ainda, uma das atividades econômicas que mais geram renda e emprego no Brasil, que é a Agricultura Familiar. Como aluno, vejo essas atividades envolvendo comunidade local nos debates com embasamentos científicos de diversas áreas são de suma importância”.
 
A diretora da unidade, Sandra Helena França, explicou que o objetivo principal do projeto foi promover ações para a preservação e conservação do meio ambiente, por meio da conscientização e da promoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, fortalecendo as políticas públicas atreladas à conservação socioambiental no município. “Nesses dois dias, a comunidade escolar participou da restauração das áreas verdes da nossa unidade e de ações de conscientização e propagação de atitudes corretas para a conservação do patrimônio escolar, desenvolvendo atitudes diárias de respeito ao ambiente dentro e fora da escola”, destacou a diretora.
 
No Colégio Estadual Rodolfo de Queiroz, localizado em Riachão das Neves, a comunidade estudantil se envolveu da reorganização e do preparo dos canteiros, além de terem participado de uma palestra sobre horta natural e da realização de transplantes de mudas de hortaliças. Nesta sexta-feira (3), ocorreu a “Pedalada do Meio Ambiente”, que aconteceu pelas ruas da cidade, em parceria com a rede municipal de ensino. “Essas atividades de celebração do ambiente escolar têm contribuído muito para o nosso aprendizado. Aprender a cuidar de uma horta, por exemplo, faz muito bem para quem tem ansiedade, por exemplo. Gosto sempre de participar”, disse o aluno Marcos Vinícius Ribeiro, 16, 1º ano do Ensino Médio.

Notícias Relacionadas