Escolas estaduais realizam atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

As escolas da rede estadual de ensino realizaram, ao longo da semana, diferentes atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais e chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais. Palestras, transplantes de mudas, pedaladas e exposição de maquetes foram algumas das atividades realizadas nas unidades de ensino.

O Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, por exemplo, realizou nesta quinta (2) e sexta-feira (3), a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e a VIII Semana do Meio Ambiente, cujo tema foi “A educação ambiental como promotora da cidadania nos territórios da Bahia”, com os subtemas voltados a questões como água, saúde, alterações climáticas, segurança alimentar e nutricional.

O estudante Hugo Santos Lopes, 16, 2º ano do Ensino Médio, conta que esta sexta-feira foi um dia marcante em sua vida. “Tive a oportunidade de ouvir mestres em diversas áreas ambientais, como engenheiros ambientais, biólogas, zootecnistas, geógrafos e o legislativo local, com discussões sobre temas como preservação e monitoramento do meio ambiente, tendo em pauta, ainda, uma das atividades econômicas que mais geram renda e emprego no Brasil, que é a Agricultura Familiar. Como aluno, vejo essas atividades envolvendo comunidade local nos debates com embasamentos científicos de diversas áreas são de suma importância”.

A diretora da unidade, Sandra Helena França, explicou que o objetivo principal do projeto foi promover ações para a preservação e conservação do meio ambiente, por meio da conscientização e da promoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar, fortalecendo as políticas públicas atreladas à conservação socioambiental no município. “Nesses dois dias, a comunidade escolar participou da restauração das áreas verdes da nossa unidade e de ações de conscientização e propagação de atitudes corretas para a conservação do patrimônio escolar, desenvolvendo atitudes diárias de respeito ao ambiente dentro e fora da escola”, destacou a diretora.

No Colégio Estadual Rodolfo de Queiroz, localizado em Riachão das Neves, a comunidade estudantil se envolveu da reorganização e do preparo dos canteiros, além de terem participado de uma palestra sobre horta natural e da realização de transplantes de mudas de hortaliças. Nesta sexta-feira (3), ocorreu a “Pedalada do Meio Ambiente”, que aconteceu pelas ruas da cidade, em parceria com a rede municipal de ensino. “Essas atividades de celebração do ambiente escolar têm contribuído muito para o nosso aprendizado. Aprender a cuidar de uma horta, por exemplo, faz muito bem para quem tem ansiedade, por exemplo. Gosto sempre de participar”, disse o aluno Marcos Vinícius Ribeiro, 16, 1º ano do Ensino Médio.