Escolas estaduais recebem novos contratados do Projeto Primeiro Emprego

Foto: Divulgação
A Secretaria Estadual de Educação (SEC) acaba de receber 69 beneficiários do Projeto Primeiro Emprego para atuar como técnicos de administração e logística em escolas públicas e outras unidades vinculadas ao órgão, localizadas nos municípios Salvador, Juazeiro e Simões Filho. O grupo – que terá pela primeira vez a oportunidade de trabalhar com carteira assinada em sua área de formação - faz parte da primeira leva de contratados deste ano de uma das principais vertentes do projeto de inclusão no mundo do trabalho promovido pelo governo estadual, voltada para a oferta de emprego formal no espaço público.

A previsão é de que até fevereiro de 2024, a SEC receba 500 egressos dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional. Integrante do Núcleo de Gestão de Estágio e Primeiro Emprego da Secretaria de Educação, Michelle Nogueira conta que há uma grande demanda pelos novos profissionais tantos nas escolas quanto na sede da SEC e em seus Núcleos Territoriais de Educação. “A  iniciativa está nos permitindo atender às necessidades das nossas unidades, ao mesmo tempo em que oportuniza relações de trabalho e educação, consolidando o aprendizado para o mercado de trabalho”,  esclarece.

De 2016 até agora, 2.928 beneficiários do Projeto Primeiro Emprego passaram pela SEC, atuando em 424 diferentes unidades de 190 municípios baianos. “É um dos órgãos com maior participação no programa”, ressalta o coordenador do Núcleo de Gestão de Estágio e Primeiro Emprego da SEC, Edson Cunha, ao chamar atenção para o perfil dos beneficiários, formado em sua grande maioria (82,5%) por pessoas pretas e pardas. “Trata-se de uma iniciativa que quebra paradigmas, rompendo as barreiras para a empregabilidade”, acredita o coordenador.

Oportunidade - Uma das recém-contratadas encaminhadas à SEC, Laísa Andrade, 20 anos, conta que após o curso técnico em administração buscou sem sucesso uma oportunidade para atuar na área. Com a mãe desempregada, acabou indo trabalhar como operadora de caixa, até surgir a chance no Estado. “Agora tudo que eu espero é evoluir bastante e um dia, se der, passar num concurso público”, revela.
Outro encaminhado para a SEC foi o técnico de administração Caíque Andrade, de 22 anos. Seu plano desde o início era seguir os passos de dois irmãos que não só participaram do Projeto Primeiro Emprego como conseguiram continuar no Estado, após passarem em processos seletivos para contratação via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). “Agora é a minha chance de crescer”, acredita o jovem.

Lançado em 2016, o Projeto Primeiro Emprego já beneficiou mais de 17 mil pessoas. Dentro da modalidade oferta de emprego formal no espaço público, iniciativa é viabilizada por meio de termos de convênio firmados pela Secretaria da Administração (Saeb) com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Fundação Estatal de Saúde da Família (FESFSUS).