Escolas estaduais têm até o dia 30 de junho para realizar reserva técnica de livros didáticos

As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 30 de junho para solicitar reserva técnica de livros por meio do site do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo (pddeinterativo.mec.gov.br). O sistema de reserva técnica foi criado para atender escolas novas, turmas novas e acréscimo de matrícula. A reserva destina-se a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não é o suficiente.

"Em um primeiro momento, a reserva técnica atenderá as demandas de remanejamento não analisadas ou recusadas, de forma a priorizar o atendimento a partir do modelo definido na legislação do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja sequência de atendimento se dá por meio de distribuição, de remanejamento e, em último caso, de reserva técnica", destacou a coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana.

Alessandra também informou que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através da Coordenação do Livro e Biblioteca, já validou as demandas migradas do remanejamento para a reserva técnica. "As escolas devem avaliar as suas reais necessidades, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito. As demandas registradas em 2020, as quais correspondem ao PNLD 2018, 2019 e 2020, foram migradas no Sistema de Remanejamento do PDDE para a Reserva Técnica", disse.

Confira o calendário:

Entre os dias 22 e 30 de junho, o sistema estará aberto para as escolas demandarem livros na Reserva Técnica. De 22 de junho a 2 de julho, o sistema estará aberto para as secretarias de Educação validarem as demandas das escolas.