Escolas realizam debates sobre Educação para a diversidade

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, promoveu, nesta quarta-feira (30), o III Seminário gêneros, sexualidades e escolas, com a temática “As masculinidades em debate”. A ação, que teve como objetivo refletir sobre as masculinidades e suas implicações na sociedade, funcionou como uma atividade formativa para educadores e funcionários, e foi aberta para toda a comunidade escolar ampliando o debate sobre a Educação para a diversidade.

Fotos: Divulgação
O diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, destacou a importância da discussão sobre o tema na rede de ensino. “Nossa unidade fica em uma região bastante plural, por isso temos que trazer o assunto para a escola e mostrar que a tolerância e o respeito são essenciais para uma sociedade mais igualitária. Temos que formar estudantes que tenham a capacidade de questionar esses estereótipos que não condizem com a realidade”, afirma.

A palestrante do seminário, a professora Maíse Zucco, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), falou sobre o tema, destacando a necessidade do respeito as diferenças. “Existe uma pressão para que o homem adquira um determinado comportamento que não se assimila a todos pelo simples fato das pessoas serem diferentes. Então, através de vídeos e exemplos, tentei mostrar que a masculinidade tem diferentes aspectos”, contou.

A coordenadora da biblioteca da Escola Parque, Maria Augusta Cortial, destacou a importância deste tipo de atividade para os trabalhadores da educação e para as famílias. “Muitas vezes os familiares acabam agindo de forma inconsciente e reforçando esses estereótipos. Por isso é muito legal estar debatendo esse assunto para que possamos refletir também a nossa atuação. E nada mais conveniente que discutamos isso na escola”, acredita.

No Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertész, localizado no bairro de Rio Sena, em Salvador, os estudantes também debateram durante esta quarta-feira (30) questões voltadas à Educação para as relações de gênero e sexualidade e da Educação para as relações étnico-raciais. A unidade escolar promoveu a culminância de projetos que foram realizados durante o ano letivo abordando temas como o Combate ao Racismo e o Empoderamento da Mulher Negra.