Estudantes aprendem Matemática relacionando a disciplina com a alimentação saudável

Foto: acervo pessoal

Com a chegada do Dia Mundial da Alimentação, comemorado na sexta-feira (16), estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, dão exemplo de como aprender Matemática aliada à alimentação saudável. Com o projeto ‘Equação da Saúde’, os alunos aprenderam assuntos referentes à disciplina usando os Cálculos do Índice de Massa Corporal (IMC) e do Índice de Adiposidade Corporal (IAC). A metodologia de ensino utiliza jogos matemáticos, além de pesquisas de receitas saudáveis equilibrando a ingestão alimentar ao gasto energético correspondente.

“O objetivo foi possibilitar aos alunos a aprendizagem da Matemática, no caso a Equação e Funções de 1º e 2º grau, trazendo uma reflexão importante para vida deles, por meio da relação entre a memória, a alimentação e os esportes,” explica a professora e idealizadora do projeto, Ivete Silva. Para a professora, o projeto “incentivou os alunos que tiveram uma melhora significativa nas avaliações da disciplina.”

Ela ainda enfatiza o protagonismo dos estudantes. “Realizamos os trabalhos em sala de aula, com a minha orientação, culminando em um evento no colégio com toda a comunidade. Os eventos tiveram estandes de jogos, esportes, receitas saudáveis e serviços, como aferição de glicemia, massa corporal e pressão. Também tivemos palestras com profissionais na área de saúde. Tudo organizado pelos próprios alunos.”

Fotos: acervo pessoal
Com jogos de dominó, baralho e tabuleiro, os estudantes conseguiram aliar saúde e matemática, abordando também assuntos como potência, genótipos e a estrutura do corpo humano. “Aprendemos a Matemática de forma simples e divertida. Pudemos passar informações para os colegas e familiares sobre a importância da alimentação para manter a saúde”, destaca a estudante do 1º ano, Luana Guimarães Alves.

Já a estudante 1º ano, Carolina Maia, fala sobre o aprendizado que o projeto ‘Equação da Saúde’ proporcionou. “Percebemos o quanto a Matemática é fácil de aprender, principalmente com os jogos que nos fez compreender melhor a disciplina. A relação com a saúde também nos deu outra perspectiva sobre a nossa alimentação, mostrando de forma natural a sua importância no dia a dia”.