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Estudantes de Cajazeiras embelezam ambiente escolar com intervenções socioambientais
Publicado em ter, 13/08/2019 - 15:26 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Dentre as intervenções já realizadas, destacam-se a ornamentação do colégio; a revitalização de algumas áreas; o reaproveitamento de alimentos; o mutirão de limpeza e organização; e o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva. Além disso, os estudantes irão instalar duas placas fotovoltaicas para a captação de energia solar e, também, um sistema de irrigação automatizado para as três horas implantadas na escola.
Segundo o professor do Química, Educação Socioambiental e Intervenção Social do colégio, Josevaldo Barbosa Ferreira, o projeto foi criado com o objetivo de estimular a consciência ambiental e a utilização de recursos renováveis. “Os estudantes aliam a teoria à prática através da aquisição de conhecimentos científicos e fazem isso através do trabalho em equipe, com planejamento e organização”, explicou o educador.
Para o estudante Pablo Henrique de Jesus, 16, do curso técnico em Administração, as intervenções tornaram o espaço escolar ainda mais prazeroso e estimulante. “As mudanças dos ambientes foram extremamente importantes, pois todos passaram a valorizar mais a escola e, também, despertaram o sentimento de pertencimento. Além de todo o aprendizado, nossas ações trouxeram vários benefícios para a comunidade escolar”, afirmou.
Fernanda Roberta Ferreira, 16, também do curso técnico em Administração, disse que gostou muito de contribuir para a transformação da escola. “Nosso intuito foi passar a mensagem de que todos podem contribuir para a melhoria da escola e do meio ambiente. Esta experiência é muito gratificante, pois cada um pode fazer a sua parte”.
Mais sobre o Juventude em Ação
A estratégia metodológica do projeto incentiva o protagonismo juvenil, estabelecendo ações e metas a serem realizadas por meio de um diagnóstico participativo da realidade socioambiental da escola, promovendo a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar.
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