Estudantes do Colégio Central participaram de palestra com o tema Eleições: o que pode e o que não pode?

Estudantes do 2º e 3º anos do Colégio Estadual da Bahia (Central) participaram, nesta quinta-feira (11/09), da palestra ministrada no auditório da unidade escolar, no bairro de Nazaré, pelo procurador Regional Eleitoral Auxiliar, André Batista Neves, dentro do projeto MPF (Ministério Público Federal) Vai à Escola. Com o tema Eleições: o que pode e o que não pode?, o evento teve como objetivo contribuir nos processos educativos para formar cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O diretor do Colégio Central, Cleber Azevedo, considerou a atividade importante para a comunidade escolar, especialmente para os estudantes a partir dos 16 anos, por já poderem exercer o direito ao voto. “Fiz questão de incentivar esses jovens a participar desse evento porque eles devem votar de forma consciente”, afirmou.

De acordo com o procurador André Batista Neves, ao incentivar atitudes de cidadania, o MPF ajuda a despertar nos adolescentes o senso crítico para a vida eleitoral que se inicia. “A participação dos estudantes é imprescindível para se consolidar a democracia. Com esse projeto, estamos aproximando os jovens do MPF e contribuindo para que eles ajudem a fiscalizar as eleições e outras áreas em que o órgão atua”, disse.

O procurador iniciou a sua apresentação explicando aos estudantes o que é o MPF e como é a sua atividade no âmbito eleitoral. Em seguida, focou nas questões consideradas ilegais durante o período das eleições – a exemplo da compra de votos e da propaganda irregular – e o que eles podem fazer para denunciar as irregularidades.

“Achei muito interessante esse encontro com o MPF porque tivemos uma maior noção sobre a importância da participação do jovem nesse processo de eleição dos dirigentes. O exercício da cidadania nos permite exigir o cumprimento dos nossos direitos”, avaliou o estudante Yuri Rodrigues, 16, 2º ano. A aluna Jocy Lima, 17 anos, 3º ano, também considerou válida a iniciativa. “Com informações, a gente tem mais capacidade de escolher em quem vai votar de uma maneira mais consciente”.

Outra visita do MPF à rede pública estadual será realizada nesta sexta-feira (12/9), a partir das 14h, no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, localizado no centro de Lauro de Freitas, com a participação do procurador Regional Eleitoral Auxiliar Samir Cabus Nachef Júnior.