Estudantes do Oeste Baiano voltam às aulas

76% das escolas da rede estadual estão em funcionamento. Assim como em outras regiões, o Oeste Baiano segue o movimento de volta às aulas na rede estadual de ensino. No Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (CETEP), segunda maior escola da região, os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Comércio e Enfermagem, que já retornaram às aulas, realizam atividades na 30ª Feira Agropecuária de Barreiras (Expo Barreiras). O centro conta com 1.300 alunos.

Na quinta-feira (5/06), 76% das escolas da rede estadual estão em funcionamento. No total, 1.065 unidades estão com aulas, das 1.411 que compõem a rede. A volta às aulas está consolidada em 377 municípios baianos. Todas as escolas que estão retornando já organizam seus calendários de reposição de aulas. Esses cronogramas são aprovados pelo colegiado escolar da unidade e supervisionados pela Secretaria da Educação.

O movimento de retorno também acontece nos municípios de Salvador e Feira de Santana, que concentram maior número de escolas paralisadas. Nesta quinta, das 347 escolas ainda paralisadas no Estado, 246 estão localizadas na capital baiana e em Feira de Santana.

Retorno em Barreiras - O CETEP do Oeste Baiano é uma das 42 escolas que compõem a Diretoria Regional (Direc) de Barreiras, que abrange 15 municípios. “Na região, apenas quatro escolas estão parcialmente paralisadas. Gradativamente, a cada semana, estudantes e professores estão retornando às salas de aulas. A Direc está elaborando os calendários de reposição dos dias parados”, disse Mariana Castro Silva, diretora da Direc de Barreiras.

Os estudantes participam da Expo Barreiras acompanhados por professores do CETEP. Na feira, eles têm a possibilidade de aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e vivenciar situações do cotidiano das futuras profissões. O evento prossegue até domingo (8/07) e está sendo realizada no Parque de Exposições de Barreiras.

A estudante do CETEP, Elisabete Souza Brito, conta que está muito motivada com a atividade. “Explicamos aos visitantes e aprendemos com eles. Esta troca de experiência é fascinante e estou muito entusiasmada. Tenho certeza que, assim