Estudantes e comunidade participam de Dia “D” da Saúde e Cidadania na Escola Parque

F

Estudantes e moradores da comunidade de Caixa D´Água e região participaram, nesta terça-feira (23/10), no Centro Educacional Carneiro – Escola Parque, do Dia “D” da Saúde e Cidadania. As atividades, que tiveram a parceria com entidades, escolas, universidades, institutos e centros de saúde, contaram com atendimentos na área de Saúde onde foram realizados serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, orientações sobre câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, além de atividades de meditação e massoterapia.

A coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais da Escola Parque, Luciene Brandão, explicou como é realizada a iniciativa na unidade. “Essa ação acontece desde 2003 onde são oferecidos serviços gratuitos de Saúde por meio de parcerias com diversas instituições da área. O evento é de suma importância para a comunidade, pois também proporciona uma oportunidade de exercício da cidadania bem como acesso a serviços de orientação, cultura e arte, com ampla participação de estudantes de todas as idades e séries”, disse.

Aproveitando os serviços, Maria Antonieta Santos, 77 anos, moradora do bairro de Marechal Rondon, destacou a satisfação de frequentar a Escola Parque. “Participo de alguns cursos e ainda tenho a chance de utilizar esses serviços que possuem atendimento de qualidade. Em geral estou muito feliz, me sentido bem, e quero aproveitar tudo que está acontecendo por aqui”, afirmou.

Para o estudante Iago de Assis, 19, da Escola Estadual Anísio Teixeira – Classe VI, em Caixa D´Água, foi gratificante ter a experiência de conhecer mais sobre meditação. “É importante a escola ter essa preocupação com os alunos e moradores da comunidade, pois a unidade tem que estar integrada com todos. Hoje conheci sobre a metodologia da meditação e foi muito bacana, porque relaxa e dá um novo ânimo. Com certeza essa é a função da escola”, ressaltou.

O estudante do 3º ano do curso técnico de nível médio em Enfermagem, Bruno Cauã Oliveira, 19, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, falou sobre a oportunidade de colocar em prática o conhecimento. “Esse evento está sendo muito importante para os estudantes que podem colocar em prática o que vêm aprendendo no curso de Enfermagem. A ação fica ainda mais legal devido ao aspecto voluntário e cidadão de poder ajudar pessoas da comunidade e que mais necessitam”, disse.