Estudantes revisaram nesta sexta-feira (9) conteúdos de História através do projeto ENEM 100%

Palavras-chave:

 

O aulão virtual do projeto ENEM 100% teve como foco, nesta sexta-feira (9), os conhecimentos da área de História, com o professor Paulo Serrão. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado, a atividade on-line é dirigida aos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Com transmissão na página do Youtube "Educação Bahia", esta e as demais aulas já realizadas podem ser conferidas ou revisadas acessando a playlists do Aulão ENEM 100%, através do link  https://bit.ly/3jr2F3k.

Processo de Independência do Brasil, Segundo Reinado e Era Vargas foram os temas discutidos na aula desta sexta. O professor Paulo Serrão explicou que estes assuntos estão entre os mais recorrentes na prova de História do ENEM. Os demais conteúdos de maior abordagem são: Governos pós-ditadura militar; Sistema e economia colonial do Brasil; República Populista; Crise do sistema colonial; Segunda Guerra Mundial e suas consequências; Baixa Idade Média; Grécia e Roma Antiga; Reformas e revoluções; Segunda Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial; Grandes navegações; e Revolução Industrial e Iluminismo.

O professor ressaltou que, nos últimos anos, o ENEM adotou uma prova de perfil mais conteudista e que os estudantes, portanto, devem organizar os conteúdos, elaborando um mapa mental dos temas de maior dificuldade. "O estudante deve ficar atento aos assuntos mais pedidos nos últimos exames; resolver e revisar as últimas provas. É interessante fazer uma linha do tempo, estabelecendo uma lógica de causa e consequência entre fatos, e organizar os períodos históricos a partir de características gerais. Oriento, também, que separe os temas, elaborando listas temáticas para revisar o conteúdo já estudado”, orientou. Como a disciplina de História aborda um conteúdo muito amplo, reforçou Serrão, é indicado separar os exercícios por temas, porque ajuda no processo de “ambientação”, ou seja, permite ao candidato construir uma visão dos assuntos mais pedidos por temas.

Após a maratona de estudos, Paulo Serrão considera que o estudante estará apto para fazer uma boa prova de História do ENEM se aliar os conteúdos que estudou durante o Ensino Médio com a interpretação dos textos que são utilizados como enunciados das questões. “Uma primeira forma de proceder durante a prova, portanto, deve ser a leitura atenta dos enunciados das questões”, dá a dica. O professor também destacou a importância do Aulão ENEM 100%. “Este projeto é muito importante para a formação do estudante e sua preparação para o ENEM. O governo do Estado e a Secretaria de Educação estão de parabéns por esta iniciativa.

A estudante Giovana Carolina de Moraes, 16, do Colégio Estadual Antônio Balbino, no município de Madre de Deus, e diretora de Políticas Educacionais da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), falou sobre a importância do ENEM 100%. “Este projeto tem me ajudado muito no sentido de minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem. O ENEM 100% tem me ajudado a manter, principalmente, o ritmo de estudo. É muito interessante ver que há preocupação do poder público para minimizar essa defasagem. As aulas são muito interessantes, os professores qualificados e eu gostei particularmente das apostilas fornecidas. É um conteúdo muito bem elaborado”, atestou.

Fortalecer a aprendizagem – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre às 16h, na página da Educação Bahia no Youtube, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

 

Notícias Relacionadas